MAPEAMENTO CRUZADO ENTRE O SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO CIPE® PARA ACOMPAHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS E A SNOMED-CT

SAVA, Giovana Bortolan ¹; DHEIN, Mariane Mota ³; CUBAS, Marcia Regina ²
Curso do(a) Estudante: Enfermagem – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Enfermagem – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e único da criança, envolvendo dimensões biológicas, psicológicas e sociais. O atendimento à criança é baseado em diretrizes públicas e a equipe de enfermagem desempenha um papel crucial na promoção da saúde e na redução da mortalidade infantil. O Processo de Enfermagem é uma ferramenta que sustenta e organiza a prática do profissional. A utilização de uma linguagem padronizada, como a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), oferece diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, facilitando o planejamento e registro da prática clínica. OBJETIVOS: Analisar a equivalência entre os termos do catálogo CIPE® para o acompanhamento do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos e a Systematized Nomenclature of Medicine – Clinical Terms SNOMED-CT. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. As etapas incluíram: a compreensão da ISO 12.300 e da hierarquia da SNOMED-CT; a tradução dos termos do catálogo CIPE® para o inglês; a organização das planilhas de termos; e o mapeamento cruzado. RESULTADOS: Foram mapeados 17 diagnósticos/resultados de enfermagem que constam no “Catálogo CIPE® para acompanhamento do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade”. Destes, oito diagnósticos constam na SNOMED-CT: “Atividade psicomotora eficaz”, Capaz de comunicar-se, Comunicação verbal prejudicada, Cuidador capaz de executar o cuidado, “Desenvolvimento infantil, eficaz”, “Desenvolvimento infantil, prejudicado”, “Risco de desenvolvimento infantil, prejudicado”, “Socialização comprometida”. O “Catálogo CIPE® para acompanhamento do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade” contém 71 Intervenções de Enfermagem e foi possível mapear cinco intervenções de enfermagem completas e oito termos relacionado aos verbos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demonstraram a importância e os desafios do mapeamento cruzado entre terminologias padronizadas, especialmente no contexto do acompanhamento do desenvolvimento infantil. A padronização da linguagem e a interoperabilidade dos sistemas são essenciais para melhorar a qualidade do atendimento e a eficácia das intervenções de enfermagem. Identificou-se a necessidade de iniciativas para a padronização dos diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, contribuindo assim para o avanço da enfermagem e à qualidade do cuidado prestados.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Desenvolvimento infantil; 2. Enfermagem; 3. CIPE®; 4. SNOMED-CT; 5. Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.