PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS RESINAS COMPOSTAS NA ESCALA BLEACH EM FUNÇÃO DA POLIMERIZAÇÃO DE ALTA INTENSIDADE

ALMEIDA, Lucas Andrey Soares De ¹; JUNIOR, Paulo Cesar Soares ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Frente à importância da qualidade da luz na fotopolimerização dos compósitos, foram desenvolvidos aparelhos com intensidades mais altas que os convencionais, com o objetivo de produzir uma reação de polimerização mais rápida e eficiente. Tendo isso em vista, os efeitos da utilização dos aparelhos de fotopolimerização de alta intensidade ainda precisa ser avaliados, já que podem comprometer ou melhorar as propriedades das resinas, e consequentemente, sua durabilidade. OBJETIVOS: Investigar o efeito da fotopolimerização com alta intensidade nas propriedades mecânicas das resinas compostas da escala bleach de diferentes fabricantes e composições. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizadas 75 resinas da escala de cores bleach, e 2 fotoativadores de diferentes irradiâncias, sendo um convencional (Radi-Cal – SDI) e um de alta intensidade (Valo- Ultradent). RESULTADOS: As amostras fotopolimerizadas com o fotoativador de alta intensidade apresentaram maior grau de dureza em seu topo, e houveram divergências entre valores de dureza entre topo e base das amostras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que fotoativadores de alta intensidade proporcionam uma superfície com maior dureza.

PALAVRAS-CHAVE: Fotoativador; Alta Intensidade; Dureza; Resinas Compostas; Escala Bleach.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.