PESQUISA EM PSICOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS: ORGANIZAÇÃO DE DADOS

PERIN, Maria Taianara ¹; BOEIRA, Vitoria Dos Santos ³; MUCKE, Laura Fiuza ³; SAPIENZA, Graziela ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Maristela Daiany Alves de Macedo Frazon
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A organização de dados é importante em qualquer pesquisa. Este trabalho está associado a uma pesquisa realizada pela Psicologia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e tem por finalidade investigar a prevalência de ansiedade, depressão e estresse entre adultos emergentes universitários, destacando os desafios psicossociais enfrentados durante essa fase de transição para a vida adulta. OBJETIVOS: O objetivo do trabalho aqui descrito foi organizar os dados coletados pela equipe de Psicologia. MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para conhecer os temas pesquisados pela psicologia nesse projeto (adulto emergente, ansiedade, depressão e estresse). Além disso, reuniões com a equipe foram realizadas para a compreensão da coleta dos dados, que foi realizada entre os estudantes da PUCPR, via google forms. Após a coleta pela equipe da graduação, os dados foram recebidos para que fossem organizados em planilha do Excel. RESULTADOS: Os dados encaminhados pelas estudantes de psicologia foram organizados em planilha, com separação entre os cursos e agrupados de acordo com as escolas da PUCPR (escola de medicina e ciêncas da vida, escola de direito, escola de humanidades, engenharias, etc.). Além disso, foram feitas separações considerando gênero, faixa etária e outros aspectos demográficos. Todos os agrupamentos foram anteriormente discutidos com a equipe e visavam facilitar a análise estatística. Organização realizada, o banco de dados foi devolvido à equipe para análise. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreender os temas, participar das orientação foi fundamental para a organização adequada dos dados. Espera-se que o banco de dados contribua para uma análise adequada, a fim de gerar informações para prevenção de vários problemas que universitários podem enfrenta.

PALAVRAS-CHAVE: Banco de dados; Universitários; Ansiedade; Depressão; Estresse

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.