EFEITOS DOS PROCEDIMENTOS DE REFORÇAMENTO NEGATIVO E POSITIVO NA TRANSMISSÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS

QUEIROZ, Raquel Souza ¹; JULIANI, Joao ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Práticas culturais são estabelecidas e transmitidas entre gerações. Nesse processo de transmissão das práticas do grupo que foi exposto ao ambiente gerador para novos membros que não foram expostos, muitos aspectos estão envolvidos. Neste estudo, destacam-se as relações de controle do comportamento das pessoas envolvidas. Tais relações podem envolver controle aversivo, reforçamento negativo e punição. Os comportamentos que eliminam, reduzem ou evitam eventos aversivos são exemplos desse tipo de controle e estão relacionados à manutenção das práticas do grupo. Diferentemente da relação baseada no reforçamento positivo, as relações que incluem controle aversivo produzem mal-estar nos indivíduos a elas submetidos. Entender como essas práticas se perpetuam ajuda a compreender as culturas e permite planejar sociedades com melhor qualidade de vida. OBJETIVOS: A presente pesquisa teve como objetivo comparar os procedimentos de reforço negativo e positivo no estabelecimento e manutenção de práticas comportamentais. MATERIAIS E MÉTODO: O procedimento de substituição gradual dos membros de um grupo por novatos foi conduzido com dois grupos de universitários. Esse procedimento consiste em estabelecer uma tarefa para um grupo inicial (primeira geração) e, na sequência, substituir gradativamente os participantes até que todos sejam novatos, não tendo participado das instruções iniciais (segunda geração). O procedimento pode continuar envolvendo mais gerações. Nesta pesquisa, a tarefa desenvolvida pelos participantes consistia em escolher uma de três cores de cartão, que continha um anagrama de nível fácil, médio ou difícil, e resolvê-lo. Foram conduzidos dois grupos: Grupo Experimental (GE), em que os acertos na resolução do anagrama evitavam a perda de pontos (Reforçamento Negativo), e Grupo Controle (GC), que ganhava pontos a cada acerto. RESULTADOS: Os participantes do GE selecionaram 153 cartões em cinco rodadas (cada rodada tinha duração de 10 minutos e coincidia com a substituição de um participante), enquanto o GC escolheu 82 cartões nas cinco primeiras rodadas. Essa diferença mostra que o procedimento de reforçamento negativo foi mais eficiente do que o positivo em relação à quantidade de anagramas resolvidos. Mesmo após a mudança das gerações, a diferença na quantidade de cartões escolhidos e resolvidos se manteve, o que evidencia os efeitos do procedimento de controle do comportamento sobre o desempenho do grupo. Os anagramas dos cartões vermelhos foram os mais escolhidos por ambos os grupos. No entanto, no GE foram observadas falas dos membros que podem ser indicativas do estabelecimento de regras, como “o vermelho é mais fácil”, influenciando nas escolhas dos cartões nas próximas rodadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo evidencia como o controle aversivo (controle por reforçamento negativo) pode influenciar as escolhas e o desempenho dos participantes, perpetuando práticas comportamentais em grupos mesmo após a substituição dos membros da primeira formação. Além disso, a observação de que os anagramas de cartões vermelhos foram preferidos, especialmente no Grupo Experimental, sugere a formação de regras implícitas que podem impactar futuras decisões, reforçando a importância de compreender as dinâmicas comportamentais em contextos de grupos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Reforçamento negativo e grupo; 2. Coerção; 3. Práticas comportamentais; 4. Reforço positivo e grupo

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.