CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO “SABER SER” A PARTIR DE INDÍCIOS ATITUDINAIS DO ESTUDANTE

ROCHA, Rafael Alves Sperandio Brandão ¹; FERREIRA, Valdecir ²; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá

INTRODUÇÃO: A realidade universitária apresenta grandes desafios e, dentre eles, não se poderia deixar de mencionar o contexto de incertezas que é próprio dessa etapa formativa. OBJETIVOS: Frente a tais problemáticas, a elaboração e aplicação de um projeto pessoal de vida desponta como caminho de fortalecimento de ideais, objetivos e projetos. Contudo, para a realização de tal projeto, é necessária uma séria releitura existencial de sim mesmo e, consequentemente, entrar em um processo de autoconhecimento que permite se apropriar das verdades sobre si mesmo, seja com relação as potencialidades que podem cooperar para com a vivência dos propósitos pessoais, seja com relação aos limites próprios, que permite saber quais as possibilidades de resposta a tais dificuldades e quais os pontos sensíveis que merecem atenção. MATERIAIS E MÉTODO: Para se atingir o abjetivo de se fazer tal proposição, é fundamental a revisão bibliográfica do livro de Teresa de Ávila, bem como de comentadores ou outros textos que pensam questões ligadas ao aspecto do projeto de vida. RESULTADOS: Teresa de Jesus apresenta-se como fonte de inspiração para a elaboração de tal modelo, já que a mística espanhola se destaca no que toca a dimensão do autoconhecimento e da releitura existencial de si, aliás, a mesma evidencia-se como alguém muito perspicaz ao que se refere ao interior da pessoa humana, inclusive em sentido psicológico. O Livro da Vida, obra de caráter autobiográfico da referida autora, apesar de estar direcionado fundamentalmente para o caminho em direção a Deus, é proposto pela pensadora espanhola como um caminho universal que toca a todo ser humano, possibilitando, assim, uma leitura da obra que transponha os ensinamentos ali contidos para outras dimensões da vida humana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por conseguinte, é possível afirmar que o referido texto da santa doutora destaca-se como contributo à compreensão do processo de releitura existencial de si, de tal forma a permitir a elaboração de um projeto de vida que seja fundamentado na realidade concreta do indivíduo que se propõe a percorrer tal caminho.

PALAVRAS-CHAVE: Teresa de Jesus; Projeto Pessoal de Vida; Autoconhecimento; Existência; Universidade.