ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INTERNAÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO EM CENTRO DE REFERÊCIA

LOPES, Isabela ¹; BELTRAO, Claudio Jose ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A depressão é considerada um transtorno de humor grave, tendo como critério obrigatório o humor deprimido. Há diversos tratamentos para essa
comorbidade, dentre eles se enquadram as internações em clínicas psiquiátricas, que podem ser voluntárias ou involuntárias. OBJETIVOS: Descrever o perfil clínicoepidemiológico de pacientes que realizaram internações por transtorno depressivo maior em um hospital psiquiátrico em Curitiba-PR, além de reconhecer frequência de reinternações e as principais diferenças entre internações voluntárias e involuntárias. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, analítico e transversal realizado em um hospital psiquiátrico, localizado em Curitiba-PR. Os dados coletados foram de pacientes internados por transtorno depressivo maior entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022 e colocados em uma planilha no software Microsoft Excel. Posteriormente foi utilizada a plataforma Epiinfo e o programa computacional IBM SPSS Statistics v.29.0.0. RESULTADOS: Foram analisados 453 prontuários. Em relação ao CID do transtorno depressivo maior (F32), usamos a subdivisão do CID F32: CID F32.0, CID F32.1, CID F32.2, CID F32.3, CID F32.8 e CID F32.9. (Tabela 2). Frente a essa divisão, o CID mais prevalente foi o F32.0 (Episódios depressivos) com 313 representantes (69,03%), seguido do F32.2 (Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos) com 90 representantes (19,91%), F32.1 (Episódio depressivo moderado) com 31 representantes (6,85%) e F32.3 (Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos) com 19 representantes (4,20%). Não tinham pacientes diagnosticados com os CIDs F32.8(Outros episódios depressivos), F32.9 (Episódio depressivo não especificado). Além disso, foi identificado que 6,01% dos pacientes eram usuários de álcool e 7,13% de drogas psicoativas. Em relação as medicações, as mais utilizadas pelos pacientes foram o lítio (37,47%), quetiapina (24,39%) e venlafaxina (21,73%). Quanto ao perfil psiquiátrico, a maior parte das internações foi na modalidade voluntária, sendo 59,5% dessas, reinternações e 25,3% com ideação suicida ativa, 24,2% com presença de auto mutilação, e 31,3% com tentativa de suicídio prévia, sendo que dessas tentativas 26,3% foram por meio de intoxicação exógena. Ao compararmos o perfil das internações voluntárias e involuntárias, essas se apresentaram de forma semelhante, sem significância estatística em suas diferenças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A depressão é uma comorbidade muito prevalente no Brasil, necessitando portando de um tratamento individualizado, humanizado, multidisciplinar, associado a compreensão e auxílio de amigos e familiares se faz essencial a um tratamento mais efetivo, com menor chance de reinternações.

PALAVRAS-CHAVE: depressão; internação voluntária; internação involuntária; reinternações; saúde mental, internação psiquiátrica.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.