AVALIAÇÃO DE DIFERENTES RECIPIENTES DE CONCENTRADO SOBRE O GANHO DE PESO E PREFERÊNCIA DE BEZERRAS LEITEIRAS

STOFELLA, Gabriela Jimenes ¹; DAROS, Rolnei Rua ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O consumo de concentrado por bezerros é influenciado por diversos fatores. Assim, é fundamental analisar os impactos das diferentes práticas alimentares que influenciam o consumo. Geralmente, em fazendas leiteiras, os bezerros são alimentados com concentrado em baldes, mas a profundidade do balde em relação ao nível de concentrado raramente tem sido associada à preferência dos bezerros. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de profundidade dos baldes de oferecimento de concentrado sobre o ganho de peso, consumo de ração, comportamento, eventos de saúde e preferência de bezerros. MATERIAIS E MÉTODO: Vinte e cinco bezerras holandesas alojadas individualmente foram divididas em dois grupos: balde raso (concentrado a 10,5 cm do topo) e balde fundo (concentrado a 21 cm do topo). Em ambos os tratamentos o concentrado, feno e água foram oferecidos ad libitum desde o primeiro dia de vida. Os bezerros receberam 6 litros de leite por dia (até 75 dias). O teste de preferência foi dividido em fase de adaptação e fase de livre escolha, iniciando entre 37 e 51 dias de vida. A fase de adaptação consistiu em fornecer o balde raso ou fundo por 4 dias cada (totalizando 8 dias na fase de adaptação). Após esse período a livre escolha iniciou entre 11h e 14h; os dois baldes foram colocados lado a lado por 3 dias. Na fase de livre escolha, os bezerros foram observados por 2 horas nos dias 1, 2 e 3. As análises estatísticas foram realizadas em R usando modelos lineares e modelos lineares mistos. A primeira escolha de balde e sua latência, tempo total de alimentação e ingestão de concentrado foram avaliados em todos os dias de adaptação e fase de livre escolha. RESULTADOS: O ganho de peso entre ambos os grupos foi semelhante, para consumo de concentrado até os 60 dias de vida também não foram observadas diferenças, assim como, para ocorrência de eventos de saúde. Não houve discrepância entre a observação de comportamentos de exploração e vigilância entre os grupos. A ingestão de concentrado na fase de livre escolha foi maior no balde raso (P=0,001), em comparação ao balde fundo, 757 ± 42,7 gramas e 552 ± 42,7 gramas, respectivamente. A latência e tempo de consumo entre ambos os baldes foi semelhante quando analisados os três dias da fase livre escolha do teste de preferência em conjunto, porém quando se analisou apenas o primeiro dia da fase livre escolha houve uma tendência de maior tempo de consumo no balde raso (P=0,07). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os bezerros quando possuem oportunidade de escolha optam por consumir maior quantidade de ração no balde raso.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação de bovinos; Bem-estar animal; Comportamento alimentar; Etologia aplicada; Teste de preferência

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.