SAÚDE MENTAL DE GESTANTES ATENDIDAS EM PRÉ-NATAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

HECK, Julia Omairi ¹; PACHNICKI, Jan Pawel Andrade ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A gestação e o puerpério são períodos de maior vulnerabilidade da mulher. Por isso, tem riscos aumentados de desenvolvimento de distúrbios de saúde mental. OBJETIVOS: Analisar diferentes fatores socioeconômicos de gestantes e triar risco de desenvolvimento de depressão pós-parto. Assim, identificando fatores de risco para DPP. MATERIAIS E MÉTODO: Foram entrevistadas gestantes, com perguntas padronizadas sobre quesito socioeconômicos e de saúde mental, juntamente com a aplicação do questionário EPDS para triagem de DPP. A análise de dados foi realizada com os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Whallis, post hoc de Dunn e teste de correlação de Spearman. Valores de p<0,05 foram considerados com significância estatística. RESULTADOS: As 101 gestantes, têm idade entre 16 e 41 anos, 45 são solteiras e 56 casadas, 40 não terminaram os estudos na escola, 35 têm ensino médio ou técnico completo e 26 superior incompleto ou completo. Em relação a renda familiar, 57 declararam 1 a 2 salários mínimos, 37 entre 2 e 4 e 7 participantes declarara mais de 4 salários mínimos. 50 se identificam como pretas ou perdas, 49 como brancas e 2 como amarelas. 50 apresentam histórico de ansiedade e 23 de depressão. Entre as entrevistadas, 51 eram multíparas ou primíparas e 50 nulíparas. 86 afirmam que o pai biológico do bebê ainda é seu parceiro, enquanto 15 negam. 25 estão tendo alguma complicação relacionada a gestação e 26 afirmaram estar enfrentando problemas novos com sua autoestima desde o início da gravidez. Além disso, 59 participantes estavam vivenciando uma gestação não planejada. Quando comparados esses dados com a pontuação no EPDS, foram identificados fatores de risco para DPP: histórico de ansiedade ou depressão, pai biológico do bebê não ser mais parceiro da gestante e estar enfrentando novos problemas com a autoestima. Por fim, também foi identificada uma tendência de maior pontuação do EPDS em mulheres com gestação não planejada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atenção às questões psicológicas das gestantes durante o pré-natal é muito relevante. As consultas são oportunidades de abordar os fatores de risco para DPP e se atentar para pacientes com maior risco. Assim, tratando precocemente questões psíquicas e prevenindo futuros distúrbios.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde mental; Pré-natal; Depressão.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.