LEVANTAMENTO DAS FONTES HISTORIOGRAFICAS: A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CURITIBANA E A POLÍTICA NAS CHARGES DE ALCEU CHICHORRO NO JORNAL “O DIA”

GRILLON, Fernanda ¹; SAUCEDO, Daniele Rocha ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa consiste no levantamento das publicações de Alceu Chichorro no jornal curitibano O Dia, entre as décadas de 1920 e 1970. Neste trabalho procurou-se demonstrar a importância e a periodicidade das charges publicadas pelo jornalista e como seus desenhos e personagens representavam a sociedade curitibana de sua época, além das questões políticas nacionais, fazendo sátiras com os políticos locais e os presidentes, e mundiais como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e como ela impactou o Brasil. OBJETIVOS: Os objetivos específicos da presente pesquisa consistem em compreender o contexto histórico em que aconteciam as publicações de Alceu Chichorro, contextualizar os desenhos do artista em relação à sociedade curitibana e à política nacional e demonstrar como as charges podem representar a cultura e a política vigente à época MATERIAIS E MÉTODO: O levantamento das fontes foi iniciado através da busca das charges de Alceu Chichorro publicadas no jornal O Dia entre as décadas de 1920 e 1960, utilizando o banco de dados da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Além de buscas por documentos (jornais, processos, entrevistas etc.) relacionados ao desenhista em bibliotecas municipais e estaduais e no SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional).
Durante as reuniões optou-se por dividir as décadas para o levantamento, a estudante ficou responsável pelo levantamento das décadas de 1930 e 1950, enquanto o outro estudante pesquisou pelas outras décadas restantes. Essa divisão se deu por conta do número de charges. Alceu Chichorro inicia suas publicações no começo da década de 1920 no jornal O Dia e encerra suas publicações em meados da década de 1960, portanto, são numerosas publicações. RESULTADOS: Os resultados obtidos após o levantamento das publicações das charges de Alceu Chichorro no jornal paranaense O Dia nas décadas de 1930 e 1950, revelaram números significativos que representam a relevância do jornalista na sociedade curitibana.
Durante a década de 1930, foi possível identificar 2.599 charges publicadas, além de 318 tirinhas publicadas aos domingos no mesmo jornal. Já durante a década de 1950 foi levantado o número de 2.801 charges, além de 2 tirinhas publicadas também aos domingos. Foi possível observar que durante a década de 1950, as tirinhas que eram publicadas aos domingos foram substituídas por charges, então o número de charges aumentou. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante o levantamento das charges de Alceu Chichorro, publicadas no jornal paranaense O Dia, foi possível identificar sua relevância no cenário jornalístico e artístico no Paraná e em algum modo até mesmo a nível nacional.
Em suas charges aparecem diversos elementos da cultura paranaense: moda, alimentação, costumes, gírias locais etc. Além de retratar as situações políticas do estado, como as corrupções e políticas públicas não cumpridas. Também havia a crítica humorística a nível nacional, em que eram apontadas as relações internacionais do Brasil, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial e como esses acontecimentos abalavam o país. O personagem Chico Fumaça teve sua fama pois a população se identificava com suas reclamações e ironias, além de aparecer todos os dias nas primeiras folhas do jornal.

PALAVRAS-CHAVE: periódicos;fontes;charges

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.