AULAS PRESENCIAIS PÓS PANDEMIA: AS INICIATIVAS DOS PROFESSORES /ESCOLAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO 4º. AO 5º. ANOS, NO RETORNO ÁS AULAS PRESENCIAIS

CARVALHO, Julia Kirian De ¹; MARTINS, Pura Lucia Oliver ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com o retorno às aulas presenciais pós-pandemia, os professores e escolas têm implementado diversas iniciativas para atender às dificuldades das crianças do Ensino Fundamental – especificamente do quarto e quinto ano. Neste estudo, vamos explorar essas iniciativas e os resultados alcançados. OBJETIVOS: objetivo caracterizar a prática pedagógica dos professores de educação básica – Fundamental I -, do 4º e 5º anos, no retorno às aulas presenciais, para elaborar caderno de experiência tendo em vista viabilizar a troca de experiências entre eles. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu o contato direto com professores do Ensino Fundamental, além do levantamento das atividades por eles criadas para suprir as lacunas deixadas pelas aulas remotas, bem como a observação da prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. RESULTADOS: Durante o contato direto com os professores, pude perceber a extensão das lacunas deixadas pela pandemia da Covid-19, levando os educadores a tomarem iniciativas para suprir as necessidades dos estudantes em sua aprendizagem no retorno às aulas presenciais. Assim, foram desenvolvidas diversas estratégias como a introdução de cadernos de caligrafia, jogos pedagógicos, filmes, livros educativos e, especialmente, atividades focadas no aspecto emocional das crianças, que enfrentaram desafios durante o isolamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O impacto do tempo de isolamento nas crianças foi evidente, levando os professores a sentirem a necessidade de se adaptarem a essa nova realidade, conhecida como o “novo normal”. Essas iniciativas visaram proporcionar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor para os alunos, considerando não apenas o aspecto cognitivo, mas também o emocional e social, levando em consideração toda a realidade daquelas crianças e a forma que o período pandêmico foi para elas, principalmente da forma que as crianças foram ensinadas na época das aulas remotas, mostrando a diferença do ensino ofertado para as crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Aulas pós pandemia; 2. Dificuldades das crianças; 3. Iniciativas dos professores 4. Ensino Fundamental I; 5 Caderno de Experiência.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.