ENSINO DE ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE TOLEDO: A PRESENÇA DO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS

SANTOS, Anna Julia Dos ¹; ALVES, Jhonatan Diogenes De Oliveira ²
Curso do(a) Estudante: Física (Licenciatura) – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa propôs analisar o cenário no qual o ensino de Astronomia estava inserido no município de Toledo, no Paraná, a partir de sua idealização, proposta e aplicação nas escolas públicas estaduais. A Astronomia é uma área do saber tradicionalmente estudada, praticada e reconhecida pelo papel relevante que exerce na descoberta e conhecimento dos astros, planetas e todo o funcionamento do cosmos. Tem uma profunda conexão com a história da humanidade em diversos eventos ocorridos ao longo dos anos e, por esse motivo, se faz necessária no campo da educação. Ela contribui para nosso autoconhecimento enquanto espécie, além de realizar conexões interdisciplinares importantes com outras áreas de conhecimento. Compreender o seu funcionamento e aplicabilidade na educação atual é fundamental para a formação de uma sociedade que contribua com a ciência do país. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL

Promover a reflexão e análise do ensino da Astronomia nas escolas de Educação Básica a partir do levantamento de dados sobre sua aplicabilidade no Município de Toledo, no Estado do Paraná, tendo como indicativo qualitativo e quantitativo o livro didático escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar levantamento dos livros didáticos selecionados ao estudo da Astronomia no ensino público e privado na cidade de Toledo;
• Identificar os critérios considerados pela comunidade escolar para a escolha dos livros didáticos voltados ao Ensino de Astronomia;
• Identificar o tempo dedicado ao Ensino de Astronomia, a partir do Plano de Trabalho Docente;
• Analisar as atividades teóricas e práticas propostas nas unidades de ensino na construção do saber científico proposto.
• Promover estratégias e sugestões de aplicação do Ensino de Astronomia nas escolas do município de Toledo. MATERIAIS E MÉTODO: Realizamos o levantamento bibliográfico de obras a respeito da temática em questão e da documentação vigente no Estado a seu respeito por meio de visitas ao Núcleo de Educação da cidade; analisamos os materiais didáticos utilizados em sala de aula como, por exemplo, livros didáticos, recursos audiovisuais e atividades práticas da disciplina de Ciências, bem como o Plano de Trabalho Docente proposto pela SEED. RESULTADOS: Evidenciamos o uso limitado por parte da Secretaria de Educação do Estado de materiais que façam referência à Astronomia, com temáticas superficiais sem propostas práticas e/ou críticas a respeito de sua função e uso, bem como a ausência de formação continuada aos professores para remediar esse contexto. Em contrapartida, identificamos uma grande quantidade de autores que reconhecem ser esta uma falha nacional da educação, o que nos trouxe a conclusão de que o problema não é a proposta em si da disciplina, mas os recursos ofertados para a sua aplicabilidade no ambiente escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Astronomia é uma ciência de fundamental valor para a pesquisa e para o ensino e, investir nela é uma tarefa necessária para o progresso da ciência no país, bem como para a formação das futuras gerações pensantes e atuantes na produção de novos conhecimentos. Frente ao projeto de educação atual, o Estado do Paraná limita as possibilidades para que isso aconteça ao não investir na formação de alunos e professores nesta área, apesar da vasta literatura que defende uma posição diferente da assumida.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Astronomia; Educação; Ciências; Ensino Fundamental; Escolas de Toledo-PR.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.