OBTENÇÃO DE MEMBRANA DE CELULOSE A PARTIR DE CASCA DE AMENDOIM INCORPORADA DE NANOPARTÍCULAS DE SELÊNIO

OLIVEIRA, Shery Franssan De ¹; SUCKOW, Neoli Lucyszyn ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente preocupação com o meio ambiente vem favorecendo o desenvolvimento de novas tecnologias para o reaproveitamento de resíduos agroindustriais. A casca de amendoim, rica em celulose, destaca-se devido ao seu potencial biotecnológico na produção de membranas funcionais incorporadas de nanopartículas. As nanopartículas de selênio (SeNPs) apresentam propriedades antibacterianas e anticancerígenas, tornando as membranas incorporadas de SeNPs um produto de grande aplicação biotecnológica. OBJETIVOS: Este projeto visa desenvolver e caracterizar parcialmente membranas obtidas a partir de resíduo celulósico de casca de amendoim, incorporada de SeNPs. MATERIAIS E MÉTODO: O processo de obtenção da farinha envolveu um tratamento mecânico da casca de amendoim até a obtenção de um pó fino. Em seguida, a farinha foi purificada, sendo tratada inicialmente com hidróxido de sódio a 2% (m/m) por um período de 6 horas e aquecida a 80°C sob agitação constante. Posteriormente, o resíduo foi submetido a uma mistura em igual proporção de tampão acetato (27 g de NaOH + 75 ml de ácido acético glacial por litro) e clorito de sódio (1,7% m/m). O material resultante foi filtrado e lavado até atingir pH neutro. As nanopartículas de SeNPs foram sintetizadas por redução química com ácido ascórbico e incorporadas à celulose. A celulose purificada e modificada pela presença de SeNPs foi utilizada para a produção das membranas através da técnica de secagem por evaporação do solvente (casting), sendo colocadas em placas plásticas e secas em estufa a 45°C. As membranas foram caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) acoplada a Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) e Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). A atividade antimicrobiana das membranas contra Escherichia coli e Staphylococcus aureus foi avaliada através do Teste de Difusão em Disco em meio Brain Heart Infusion (BHI). RESULTADOS: Os resultados indicaram que o método de incorporação de SeNPs à celulose foi eficiente, com as membranas apresentando uma coloração variando entre laranja claro e vermelho escuro, de acordo com as diferentes concentrações de selenito de sódio. As análises de FTIR nas membranas purificadas mostraram a presença de bandas características da celulose, enquanto as amostras com SeNPs exibiram bandas confirmando a incorporação das nanopartículas. O MEV revelou a eficácia do processo de purificação da celulose, evidenciando estruturas nanofibrilares e entrelaçadas. As informações morfológicas e elementares obtidas através das análises por MEV e EDS corroboram a efetiva incorporação das SeNPs na celulose obtida a partir de casca de amendoim. A incorporação de SeNPs à celulose também resultou na inibição do crescimento de Staphylococcus aureus no teste de atividade antimicrobiana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados obtidos neste estudo, é possível concluir que a obtenção de celulose a partir da casca de amendoim é viável, assim como a incorporação de SeNPs que pode agregar as membranas propriedades antimicrobianas promissoras para uma variedade de aplicações biotecnológicos.

PALAVRAS-CHAVE: Membrana de celulose; Casca de amendoim; Nanopartículas de selênio; Biotecnologia; Nanotecnologia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.