RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO ALIMENTAR E HABILIDADES CULINÁRIAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CURSOS UNITURNOS

FONTANA, Adriana ¹; SERAFIM, Bruna Guerreiro ³; AULER, Flavia ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Hábitos alimentares saudáveis contribuem para prevenção de desordens metabólicas e de uma série de comorbidades como obesidade e diabetes. Estratégias que estimulem uma alimentação saudável são importantes e devem ser incentivadas em todas as fases da vida, incluindo a fase universitária, momento de transição entre a adolescência e a fase adulta. Habilidades culinárias compreendem um conjunto de aptidões utilizadas no preparo dos alimentos. O desenvolvimento de habilidades culinárias tem sido relacionado a práticas alimentares saudáveis com reflexos diretos na saúde. OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre consumo alimentar e habilidades culinárias em estudantes universitários. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, com dados coletados entre os meses de março e maio de 2024 com estudantes universitários de turno único da PUCPR. Os participantes responderam à pesquisa de forma online, que compreendeu três questionários: a) Questionário de Frequência Alimentar composto de 75 alimentos divididos em 7 grupos; b) Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável composto de 64 itens divididos em 8 escalas e c) Questionário com perguntas pessoais. RESULTADOS: Obteve-se as respostas de 80 participantes, sendo que o curso mais representativo foi a psicologia (19%) enquanto 39% não identificaram o curso, a maioria (75%) reside com a família, 76% afirmaram ter tempo disponível para cozinhar e 60% declararam possuir conhecimento culinário prévio anterior ao ingresso na universidade. Em relação à frequência alimentar, a média diária de calorias ingeridas foi de 2.798 Kcal com mediana 2.545 Kcal, sendo que 84% dos participantes tiveram consumo de ultraprocessados superior a 20% da ingestão alimentar diária. E quanto às habilidades culinárias, somente 21% dos participantes apresentou alto nível de habilidades culinárias. O teste de Spearman foi o instrumento utilizado para analisar a correlação entre as duas variáveis escolhidas. De acordo com o teste, verificou-se uma correlação negativa fraca entre o consumo alimentar e habilidades culinárias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim pelo presente estudo não foi possível concluir que estudantes universitários com hábitos alimentares mais saudáveis possuem melhores habilidades culinárias. Acredita-se que o desenvolvimento de habilidades culinárias exerce papel fundamental melhores hábitos alimentares Futuros estudos podem ajudar a explorar melhor a relação entre tais variáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Habilidades culinárias; Consumo alimentar; Hábitos saudáveis; Alimentação saudável; Estudantes universitários.