PERSPECTIVAS DE EQUIPES TÉCNICAS SOBRE ACOLHIMENTO FAMILIAR COMO PROFISSÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

COSTA, Eliza Dala ¹; PEREZ, Luciana Cassarino ²; MELO, Thainara Granero De ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O serviço de acolhimento em família acolhedora (SFA) é parte integrante da Rede de Proteção à Infância e Adolescência, como medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O intuito do SFA é auxiliar crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem pelo sistema judiciário de modo temporário, até a decisão judicial de retorno à família de origem ou destituição do poder familiar e encaminhamento para adoção. No Brasil a modalidade de acolhimento familiar profissional e/ou especializado não está prevista na legislação, sendo comumente encontrada em países como Espanha, Portugal, Estados Unidos. OBJETIVOS: Identificar na Literatura nacional e internacional as perspectivas de Profissionais de Equipes Técnicas, Educadores e Gestores a respeito do Acolhimento Familiar como profissão. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se como materiais artigos científicos publicados em português, inglês ou espanhol, encontrados nas seguintes bases de dados: Scopus, Web of Science, BVS e Scielo. A condução dessa Revisão Sistemática seguiu as diretrizes do Protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), o qual é organizado em quatro etapas: Identificação, Seleção, Elegibilidade e Inclusão. RESULTADOS: Identificou-se, a partir das publicações internacionais, que o acolhimento profissional é benéfico para acolher especificidades de acolhidos portadores de altas necessidades de cuidado – PCD. Os dados coletados foram analisados de acordo com ações de boas práticas realizadas por SFA na Noruega e na Austrália. Essas ações foram: a) práticas de aprimoramento em capacitações para equipes técnicas; b) busca de oferecer SFA mais qualificados, por meio de acolhedores profissionais com formação acadêmica em áreas específicas as necessidades dos acolhidos. Também foi analisado com relação aos desafios enfrentados, os quais foram: a) alta demanda de crianças com necessidades de cuidado elevadas; b) dificuldade com determinados grupos etários dos acolhidos; c) desafios na equipe com ênfase na liderança institucional e de convivência em grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O SFA profissional obteve correspondência positiva nos países em que os estudos contemplaram, demonstrando que discussões a respeito da pluralidade de execução do serviço devem ser incentivadas. Ademais, mais estudos são necessários para mapear a perspectiva inicial de membros de equipe técnica no Brasil a respeito do acolhimento especializado, pois não foram encontrados materiais publicados em português.

PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento Familiar; Acolhimento Familiar Profissional; Acolhimento Familiar Especializado; Política Pública; Direitos da infância

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.