O NÍVEL DE EMPATIA PELOS ANIMAIS ESTÁ ASSOCIADO A ACEITABILIDADE DE PRÁTICAS DE EDIÇÃO GENICA EM ANIMAIS?

SILVÉRIO, Nina Badaró ¹; DAROS, Rolnei Rua ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com o advento de novas tecnologias, a percepção da sociedade sobre as formas de produção, especialmente no uso da terra e dos animais, foi ampliada. Tanto consumidores quanto indústrias estão cada vez mais atentos às práticas produtivas e à percepção pública sobre elas. OBJETIVOS: Nesse estudo os objetivos foram desenvolver um questionário online para identificar se o nível de empatia que o público tem pelos animais está associado ao nível de aceitação de prática de edição gênica em animais. MATERIAIS E MÉTODO: Para desenvolver a pesquisa, foi necessária a aprovação do CEP uma vez que o questionário seria disponibilizado ao público geral brasileiro via plataformas digitais. Esse abordou questões sobre a senciência de diversas espécies animais e a aceitação de práticas de edição genética, aumento de carga de trabalho e mudanças de manejo para aumentar a produtividade. Devido à resposta do CEP não chegar a tempo, a coleta de dados não foi realizada, limitando a análise e as conclusões que poderiam ser extraídas a partir dos dados empíricos. RESULTADOS: O questionário desenvolvido permite traçar uma relação entre diferentes espécies de animais e a aceitação do consumo de produtos provenientes dessas quando sujeitos a edição genica. O questionário contém 4 seções, a primeira permite avaliar o nível de empatia dos respondentes quanto às 5 diferentes espécies de animais (Vaca, galinha, tilápia, camarão e gafanhoto), a segunda foi composta de 3 cenários hipotéticos que abordavam 1) a edição genica para aumento da produtividade animal, 2) aumento nas horas trabalhadas pelo produtor para aumento da produtividade animal e 3) mudanças genéricas no manejo para aumento da produtividade animal. A terceira seção perguntava as razões por apoiar ou não o cenário lido e a quarta e última seção abordava as questões demográficas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora não tenha sido possível realizar a coleta de dados, o trabalho acumula informações e metodologia adequada para haver a sequência dessa pesquisa no futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Edição Genética; Senciência Animal; Empatia Pública; Produção Animal.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.