LEVANTAMENTO DE DADOS PARA O PROCESSO DE ADSORÇÃO DE CORANTES PRESENTES EM EFLUENTES COM CARVÃO ATIVADO

BOMBARDELLI, Juliana Bado ¹; PEREIRA, Fulvy Antonella Venturi ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Química – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Química – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os corantes industriais, frequentemente presentes em efluentes, tornaram-se uma preocupação ambiental devido à sua capacidade de contaminar as águas residuais. Em muitos casos, os métodos tradicionais de tratamento de água não são suficientes para remover esses corantes, o que representa uma fonte significativa de poluição hídrica. Nesse contexto, o processo de adsorção surge como uma alternativa promissora para a remoção eficiente desses contaminantes. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de adsorção do corante azul de metileno em carvão ativado granulado e pulverizado. MATERIAIS E MÉTODO: Foram preparadas diferentes soluções com concentrações variando de 0,025 a 0,175 g/L. A construção de uma curva de calibração permitiu medir os valores de absorbância em espectrofotômetro. Em seguida, o processo de adsorção foi realizado, considerando diferentes fatores e níveis: temperatura (30 e 40 °C), tempo de contato (30 e 60 minutos) e massa de adsorvente (0,03 e 0,1 g de carvão ativado pulverizado, bem como 1 e 3 g de carvão ativado granulado). RESULTADOS: Os resultados indicaram que o carvão ativado pulverizado apresentou maior eficiência na remoção do corante, com 91,95% de eficácia, nas condições de 30 minutos, 30° C e massa de 0,03 gramas. O carvão ativado granulado apresentou resultado muito semelhante, com 91,91% de eficiência, nas condições de 30 minutos, 30° C e massa de 1,0 gramas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De maneira geral, os adsorventes tiveram melhor desempenho em temperaturas mais baixas, menor tempo de contato e menor massa de adsorvente. Em conclusão, o estudo demonstrou que o método de adsorção com carvão ativado, especialmente na forma pulverizada, é altamente eficaz na remoção do corante azul de metileno de efluentes, sendo influenciado por variáveis operacionais específicas. Este método se destaca como uma alternativa viável e eficiente para o tratamento de águas residuais contendo o corante azul de metileno, contribuindo para a mitigação da poluição hídrica.

PALAVRAS-CHAVE: Adsorção; Carvão ativado; Corante azul de metileno; Efluentes industriais.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.