EFEITOS DA APLICAÇÃO DE HERBICIDAS PÓS-EMERGENTES EM MISTURA DE TANQUE NOS COMPONENTES MORFOLÓGICOS NA CULTURA DO FEIJOEIRO COMUM, PHASEOLUS VULGARIS

PEREIRA, Maria Luisa ¹; IUNG, Mauricio Cesar ²
Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional – Erotides Angelo Nichele
Supervisor(a): Josinei Oliveira
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O feijão comum tem uma grande importância econômica e social no Brasil, porém sua cultura é consideravelmente sensível a herbicidas em comparação a outras culturas de grande importância e avaliou-se a eficácia da combinação dos herbicidas na cultura do feijão comum. OBJETIVOS: O objetivo do experimento foi desenvolver estratégias eficazes na utilização de mistura de herbicidas e observar as influências sobre as características morfológicas do feijão comum. MATERIAIS E MÉTODO: O campo foi dividido em quatro blocos, cada bloco contendo oito tratamentos. Para se ter testemunhas de qual era a real influência dos herbicidas e das misturas sobre o campo, os dois primeiros tratamentos receberam herbicidas de modo separado. Os tratamentos de três a seis foram aplicadas misturas de herbicidas. O tratamento sete era uma testemunha sem herbicidas que foi limpa a cada sete dias e o tratamento oito não foi limpa e não recebeu tratamento com herbicidas. RESULTADOS: Os resultados revelaram a pouca diferença morfológica entre os dados coletados entre todos os blocos, pouca foi a variância significativa entre as parcelas, mesmo com os tratamentos diferentes. O experimento mostrou em primeira mão que seria sim possível traçar estratégias de aplicação de mistura de herbicidas emergentes em mistura de tanque do feijoeiro comum, pois não foi evidenciada nenhuma anomalia, e embora também não tenham sido evidenciadas vantagens morfológicas entre as amostras que receberam tratamento misto ou não, visando apenas o controle de plantas silvestres, as misturas foram efetivas em seu objetivo primário, isso foi observado principalmente nas duas parcelas sem controle de herbicidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as misturas de herbicidas não prejudicam significativamente a cultura do feijão e podem ser usadas estrategicamente para controlar plantas invasoras, otimizando a produção em larga escala.

PALAVRAS-CHAVE: Praticabilidade e Eficácia; Controle químico; Plantas daninhas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.