APRENDIZAGENS DE PSICÓLOGOS EM INÍCIO DE CARREIRA E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES

ENS, Fabrício Barbosa ¹; CRUZ, Regina Celina ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A atuação do psicólogo exige investimentos significativos de ordem financeira e pessoal e de um contato com situações e fenômenos complexos. Regulamentada há 62 anos no Brasil, a psicologia possui um perfil majoritário de profissionais autônomos, majoritariamente mulheres e na área clínica. Porém, nos últimos anos, não somente novas áreas de atuação surgiram, mas também novos formatos de trabalho como o atendimento remoto. A procura pelo atendimento psicológico cresce cada dia mais, e a pandemia do Covid-19 intensificou a demanda por profissionais da área. Esse estudo foi voltado para a identificação e avaliação de aprendizagens de psicólogos no início de carreira e das estratégias utilizadas para o seu desenvolvimento e enfrentamento de dificuldades. OBJETIVOS: Analisar as aprendizagens de psicólogos(as) em fase inicial de carreira e as estratégias utilizadas para o enfrentamento de dificuldades; identificar dificuldades encontradas por psicólogos no início da profissão, com foco no terceiro ano pós graduação; verificar as estratégias utilizadas pelos psicólogos para enfrentar dificuldades encontradas na vida profissional durante o período de análise; caracterizar as aprendizagens consideradas como decorrentes da vida profissional durante o terceiro ano de atuação pós formatura. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa longitudinal, com duração de três anos, sendo este trabalho referente ao terceiro e último ano de coleta de dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 7 psicólogos que concluíram o curso de Psicologia no ano de 2020, em uma instituição privada de Curitiba-PR. As entrevistas individuais foram realizadas por vídeo chamada, com áudio gravado, transcrito e as respostas dos participantes foram organizadas para proceder a análise de conteúdo. RESULTADOS: No que concerne aos dados dos participantes, identifica-se que é uma amostra majoritariamente feminina, em que a maioria atua de forma autônoma, na área clínica e o modelo de trabalho predominantemente é o remoto. Já em relação as dificuldades encontradas pelos participantes neste terceiro ano de inserção profissional, foram principalmente com a organização financeira e burocrática, não conseguirem realizar uma pós-graduação e sentimentos como insegurança e desvalorização. Os participantes utilizaram estratégias para manter o estudo continuado e psicoterapia individual, visando enfrentar as principais adversidades. Já em relação aos aprendizados houve uma ênfase no aprimoramento e a possibilidade de aplicação na prática do repertório teórico, valorização do estudo continuado, além da regulação emocional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos dados coletados, foi possível considerar que os objetivos do estudo foram atendidos. Dificuldades financeiras, questionamentos e frustrações foram verificadas nos profissionais neste terceiro ano de inserção profissional. As principais estratégias de superação foram o estudo continuado e a psicoterapia individual. Com a experiência profissional no período pandêmico ocorreu a tendência ao uso de TICS e dos atendimentos remotos. Enfatiza-se a importância da produção de pesquisas que ampliem os dados sobre a construção de carreira dos profissionais de psicologia no Brasil para o aprimoramento da reflexão e da construção de possíveis intervenções que possam contribuir para o manejo das dificuldades no estabelecimento de carreira e as potencialidades para o desenvolvimento de novos modelos para a prática profissional.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Formação profissional; 2. Psicólogos; 3. Carreira; 4. Aprendizagens; 5. Estratégias.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.