COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS ELETROFORÉTICAS PARA ANÁLISE DE VARIANTES GENÉTICAS EM PACIENTES COM LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA

ALMEIDA, Cesar Augusto Martins De ¹; ALKMIN, Larissa Joanny ³; PENTEADO, Manoella Marchezini Camargo ³; MENDES, Victoria Fernanda Lima ³; BENGOZI, Claudia Patricia ³; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral De ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: As causas das alterações genéticas na leucemia linfoide aguda (LLA) ainda são pouco compreendidas. No entanto, variantes genéticas herdadas parecem influenciar o risco de desenvolvimento da LLA. A eletroforese em gel é uma técnica eficaz para separar fragmentos de DNA com base no tamanho. Sua aplicação na análise de variantes genéticas serve como ferramenta na investigação de possíveis biomarcadores. OBJETIVOS: Este projeto visa comparar duas técnicas de eletroforese em gel amplamente utilizadas: gel de agarose e gel de poliacrilamida. Ambas as técnicas são empregadas para separar fragmentos de DNA com base no tamanho e carga. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado o preparo e a corrida eletroforética de produtos de PCR em gel de agarose e em gel de poliacrilamida. Os géis foram submetidos a foto para registro e posterior avaliação. RESULTADOS: Os géis de agarose e poliacrilamida são ferramentas fundamentais da biologia molecular, especialmente na análise de variantes genéticas. Suas propriedades distintas e aplicações destacam a importância de compreender ambos os materiais para executar os experimentos de forma eficaz. Características como concentração e composição do gel e tensão aplicada exercem influência importante da eletroforese de produtos de PCR. Na análise de fragmentos com agarose ou na estrutura detalhada do gel de poliacrilamida, foi possível comparar essas técnicas diferentes para compreender a pesquisa por marcadores moleculares na LLA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Explorar técnicas laboratoriais eficientes para avaliar marcadores genéticos herdados pode oferecer opções mais acessíveis para estudar variantes de DNA em amostras de pacientes com LLA. Além disso, a experiência prática em laboratórios de saúde pode orientar estudantes do ensino médio em direção a possíveis carreiras nessa área.

PALAVRAS-CHAVE: Eletroforese; polimorfismo genético; leucemia; técnicas laboratoriais

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.