APLICAÇÃO DE PERESKIA ACULEATA “ORA PRO NOBIS” EM BEBIDA FUNCIONAL DESIDRATADA

WANDERLEY, Vitoria Dantas ¹; SUCKOW, Neoli Lucyszyn ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Pereskia aculeata (P. aculeata), conhecida popularmente como ora-pro-nobis, é uma cactácea rica em nutrientes e amplamente difundida no Brasil. Esta Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) é recomendada tanto in natura quanto em forma de farinha e pode ser facilmente encontrada em quintais e jardins em qualquer região do país devido à sua adaptabilidade ao solo e clima. A utilização de P. aculeata em produtos alimentícios como bebidas, iogurtes e sorvetes tem mostrado um mercado promissor, especialmente para dietas com restrições alimentares. OBJETIVOS: O presente projeto visa obter e caracterizar uma bebida funcional a partir da farinha de Pereskia aculeata e diferentes vegetais desidratados. MATERIAIS E MÉTODO: Para a obtenção da farinha, as folhas previamente higienizadas foram secas em estufa a 50ºC por 18 horas, seguidas de trituração até obtenção de pó fino. A farinha de P. aculeata foi utilizada na elaboração da bebida funcional em concentrações de 2 g, 4 g, 6 g e 10 g, acrescida de diferentes vegetais desidratados suspensos em 200 mL de suco de maçã. A avaliação da aceitação da bebida foi conduzida por meio de análise sensorial em uma escala hedônica, avaliando seis parâmetros: sabor, cor, aroma, textura, consistência e impressão global. Nas análises físico-químicas da farinha e da bebida, o teor de umidade foi determinado em estufa a 105ºC por 5 horas, o teor de cinzas em mufla a 550°C, o teor de lipídios foi medido em Soxhlet utilizando éter etílico como solvente, a dosagem de proteína foi feita em aparelho destilador Kjeldahl, a fibra bruta foi obtida através de digestão em meio ácido seguida de digestão em meio alcalino e os carboidratos foram calculados por diferença. Todas as análises foram realizadas em triplicata. Os resultados confirmaram as propriedades nutricionais da farinha de P. aculeata. RESULTADOS: Os valores obtidos para a farinha em relação ao teor de umidade, cinzas, fibra bruta, lipídios, proteína e carboidratos foram de 4,41%, 21,34%, 11,36%, 3,12%, 8,77% e 62,36%, respectivamente. Em relação à caracterização das bebidas com diferentes concentrações de farinha de P. aculeata (2, 4, 6 e 10 g), os valores variaram: umidade (12,17% – 13,15%), cinzas (22,35% – 26,76%), fibras brutas (5,59% – 6,84%), lipídios (5,89% – 6,78%), proteínas (3,67% – 6,89%) e carboidratos (47,15% – 55,67%), respectivamente. A análise sensorial demonstrou resultados favoráveis para todas as concentrações de farinha de P. aculeata testadas, sendo que a bebida com 10 g de farinha obteve a maior pontuação em todos os aspectos avaliados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam um bom nível nutricional e um potencial promissor para contribuir de forma viável para dietas restritivas, como a vegana e vegetariana, atendendo um mercado em constante crescimento.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ora-pro-nobis; 2. Pereskia aculeta; 3. PANCs; 4. Bebida funcional; 5. Análise sensorial

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.