PERCEPÇÃO DE IMPACTO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS NAS EXPORTAÇÕES DAS COOPERATIVAS PARANAENSES

MATOS, Thamara Balardini De ¹; DISSENHA, Leila Andressa ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho, destaca o cooperativismo, seus precursores, ramificações, dentre elas dando destaque ao agroindustrial, dando continuidade é realizado um mapeamento dos movimentos diplomáticos ao longo da última década, verificando investimentos e programas educacionais e sociais, prosseguindo chegamos aos dados econômicos de exportações, precisamente o de cooperativas agroindustriais paranaenses. OBJETIVOS: Analisar o impacto das relações diplomáticas nacionais nas exportações de cooperativas agroindustriais no estado do Paraná, delimitando um recorte de 2014 a 2024, objetivando a conexão entre os dados de exportação agropecuária, com investimentos nacionais em âmbito federal e estadual para com o estado. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa utiliza-se do caráter exploratório, logo, parte do princípio descritivo e exemplificativo, sendo conduzido pela abordagem qualitativa, correlacionada ao contexto diplomático dos últimos anos, o qual se apresenta os dados correlacionados as exportações paranaenses, dando continuidade ao precursor do trabalho, o qual é realizado pela revisão bibliográfica, fragmentada em revistas cientificas, doutrinas e legislação; ao modo que viabiliza conceituações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. RESULTADOS: Demonstrar conceitos práticos introdutórios, auxiliando no entendimento do assunto, para na sequência aprofundar com o questionamento primário, qual a influência das relações diplomáticas internacionais no ramo cooperativista agroindustrial paranaense, o qual será explorado amplamente por relatórios e anuários, para verificação do progresso ou estagnação do ramo no último decênio CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa certificou com resultados positivos, reconhecendo o crescente progresso cooperativo paranaense, tanto em arrecadação, aumento do PIB nacional, como o reconhecimento internacional de pertencer as maiores cooperativas agroindustriais mundiais, independentemente de problemas logísticos internos e externos, como crises econômicas, guerras, pandemia, revoltas populacionais.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Cooperativismo; 2. Agroindústria; 3. Exportações; 4. Comércio Internacional; 5. Década.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.