MAPA SOCIAL: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E NA APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL

GONÇALVES, Alessandro Fernandes ¹; SILVEIRA, Jucimeri Isolda ²
Curso do(a) Estudante: Serviço Social – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Serviço Social – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Na atualidade, os Diagnósticos Sócio Territoriais, a exemplos dos Mapas Sociais têm surgido como importante instrumento nas análises que objetivam uma melhor e singular forma de compreender as complexidades e dinâmicas sociais em diversas áreas de estudo, permitindo que dados qualitativos e quantitativos possam ser interpretados e explorados de maneira abrangente. No que se refere às atividades específicas relacionadas ao Núcleo de Direitos Humanos da PUC Paraná (PUCPR) a utilização dos Mapas permite sistematizar os processos metodológicos, desde a coleta de dados, seus instrumentos de análise dos indicadores bem como, as próprias metodologias em si, e não apenas a documentação dos fenômenos sociais. A presente pesquisa propõe-se a sistematizar e investigar as metodologias, instrumentos de coleta de dados e indicadores sociais, bem como, os resultados colhidos nestas aplicações, empregadas nas pesquisas que fizeram usos dos Mapas Sociais em diversos contextos sociais, em especial, na avaliação de impacto dos resultados do Mapa Social desenvolvido e aplicado nos territórios de Borda do Campo e Roseira de São Sebastião, no município de São José dos Pinhais e, também, no Mapa Social do Caximba. OBJETIVOS: O estudo tem por objetivos, sistematizar as metodologias de pesquisa, indicadores, instrumentos de coleta e resultados dos Mapas Sociais desenvolvidos pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR, visando novas aplicações em diferentes contextos sociais. Além disso, intente-se buscar respostas à alguns objetivos específicos, dentre eles: a) Mapear metodologias participativas de diagnósticos sócio territoriais voltados à orientação de políticas públicas e projetos sociais; b) Identificar orientações e experiências de localização de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; c) Sistematizar as metodologias e resultados dos Mapas Sociais desenvolvidos pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR; d) Propor um caminho metodológico para novas aplicações do Mapa Social. MATERIAIS E MÉTODO: A natureza da pesquisa é exploratória e qualitativa, desenvolvida por meio de uma revisão da literatura, a técnica de pesquisa é a análise de conteúdo para abordagem e sistematização dos padrões, presentes nos fenômenos que compõem os objetos de estudo desta pesquisa. RESULTADOS: Os resultados identificados demonstram a importância do Mapa Social como significativa ferramenta de inovação social em termos de pesquisas utilizada pelo NDH-PUCPR em parceria com empresas privadas, o poder público e organizações da sociedade civil, possibilitando a implementação de políticas públicas em sincronia as reais demandas sociais, fomento e respeito aos direitos humanos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As análises apresentadas nesta pesquisa visam trazer contributos teórico-metodológicos para a relevância da análise e sistematização das ferramentas Mapa Social nas pesquisas, bem como o processo de avaliação delas, fomentando desta forma, o debate acadêmico e sua utilização nas mais diversas searas sociais em termos de pesquisa social através de abordagens inovadoras.

PALAVRAS-CHAVE: Mapa Social; Metodologias; Avaliação.