AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADE PROBIÓTICA DE INIBIÇÃO DE PATÓGENOS EM CEPAS DE CARNOBACTERIUM MALTAROMATICUM

JUNIOR, Clovis Felipe De Souza ¹; CAVALARI, Caroline Maria De Andrade ³; MACEDO, Renata Ernlund Freitas De ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os probióticos são microrganismos que conferem benefícios à saúde quando ingeridos em quantidades adequadas. Eles ajudam na inibição de patógenos, como Listeria monocytogenes, Salmonella spp. e Escherichia coli, através de mecanismos como a secreção de bacteriocinas e mucinas, e reforço da barreira epitelial intestinal. Carnobacterium maltaromaticum é uma espécie de bactéria lática ainda pouco estudada, mas com potencial bioprotetor contra bactérias patogênicas e deteriorantes em presunto cozido e hamburguer comprovado em estudos prévios. Neste sentido, a determinação do potencial probiótico desta cepa poderia torná-la uma candidata a inóculo multifuncional (com ação bioprotetora e probiótica) para adição em produtos cárneos. OBJETIVOS: Avaliar a capacidade de coagregação e de diminuição da adesão de cepas de patógenos alimentares (Escherichia coli O157:H7; Salmonella e Listeria) em células intestinais Caco-2 in vitro por cepas de C. maltaromaticum (CM_B824, CM_B827 e CM_B829). MATERIAIS E MÉTODO: A avaliação da capacidade de coagregação entre as cepas patogênicas e as cepas láticas foi realizada por método espectrofotométrico, utilizando placas de 96 poços e leitura dos valores de absorbância a 600 nm. A inibição de adesão às células Caco-2 foi avaliada para três diferentes mecanismos, 1- competição, 2-exclusão e 3- deslocamento e os resultados foram avaliados pela contagem dos microrganismos aderidos às células Caco-2. Como probiótico controle foi utilizada uma cepa de Lactobacillus rhamnosus GG ATCC 53103. Os dados foram avaliados estatisticamente por Multi-Way ANOVA e comparados por teste de Tukey considerando significância de 5% (P<0,05). RESULTADOS: Os resultados de coagregação para as estirpes avaliadas alcançaram valores entre 7,39 e 26,25% para L. monocytogenes, 10,88 e 52,07% para L. innocua, 5,61 e 41,35% para Salmonella Enteritidis e 5,81-42,77% para E. coli. Para os ensaios de inibição de adesão de patógenos a células intestinais, C. maltaromaticum CM_B824, CM_B827, CM_B829 e L. rhamnosus GG ATCC 53103 apresentaram, respectivamente, redução de 54,06%, 36,02%, 31,47% e 48,58% (por competição), contra L. monocytogenes, 40,24%, 41,62%, 43,41% e 33,33% (por deslocamento), respectivamente, contra L. innocua, 51,57%, 53,68%, 52,13% e 43,08% (por exclusão), respectivamente, contra Sallmonela Enteritidis e 40,38%, 27,95%, 36,16% e 35,92% (por competição), respectivamente, contra E. coli O157:H7. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Carnobacterium maltaromaticum mostrou-se promissor como probiótico devido à sua capacidade de coagregar com patógenos e reduzir a adesão de bactérias patogênicas a células intestinais. Esses resultados sustentam o potencial de C. maltaromaticum como probiótico e bioconservante para uso em alimentos, podendo contribuir com a segurança microbiológica de alimentos e a saúde dos consumidores. Futuros estudos devem confirmar os mecanismos de interação in vivo e a segurança para uso humano.

PALAVRAS-CHAVE: Microrganismos bioprotetores; Bactérias ácido lácticas; Probióticos; Coagregação; Aderência.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.