PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS PARA A FORMALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO E REGRAS NA DETECÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS EM SISTEMAS DE MANUFATURA INTELIGENTE

DUARTE, João Henrique Bonni ¹; SZEJKA, Anderson Luis ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Energia Ativa
Supervisor(a): Denilton Novais Azevedo
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo aborda a Quarta Revolução Industrial e seu impacto na manufatura, destacando a necessidade de métodos avançados para formalização de informações e detecção de inconsistências em sistemas de manufatura inteligente. OBJETIVOS: O objetivo principal é explorar e avaliar novos métodos para formalização de informações e regras de detecção de inconsistências em sistemas de manufatura inteligente, utilizando aprendizado de máquina e representação do conhecimento. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida com base em uma revisão de literatura sobre tecnologias da Indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Aprendizado de Máquina e Web Semântica. As técnicas estudadas incluem Digital Twin, ontologias e modelos semânticos. Ferramentas como Solidworks e Protegé foram utilizadas para modelagem e simulação. RESULTADOS: Os resultados preliminares indicam que a aplicação de técnicas de Web Semântica e ontologias melhora a interoperabilidade e a eficiência na detecção de inconsistências. A Digital Twin demonstrou potencial significativo na representação e gestão de dados de manufatura. A análise dos resultados mostra que a integração dessas tecnologias permite uma melhor gestão do fluxo de dados e otimização dos processos produtivos. A utilização de ontologias e Web Semântica facilita a comunicação entre diferentes sistemas, reduzindo erros e custos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa sugere que a formalização de informações através de técnicas semânticas e de aprendizado de máquina é eficaz para detectar inconsistências em sistemas de manufatura inteligente. As próximas etapas incluem a avaliação experimental das técnicas selecionadas e a implementação de uma solução conceitual integrada, visando aprimorar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos na indústria aeroespacial.

PALAVRAS-CHAVE: Manufatura Avançada; Web Semântica; Digital Twin; Ontologia; Indústria 4.0.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.