AS GERAÇÕES BABY-BOOMERS, X, Y, Z, ALFA TENDÊNCIAS E ESTILO (UM ESTUDO CRONOLÓGICO)

KRAEMER, Flávia Alessandra ¹; HILU, Luciane ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Neste trabalho, foram reunidos entendimentos sobre o que caracteriza as tendências, desde seus significados até suas formas de funcionamento, incluindo as forças motivadoras para suas formações e disseminações. OBJETIVOS: Pesquisar e entender sobre os núcleos geracionais que se encontram na sociedade contemporânea (baby boomers, X, Y, Z e Alfa) e a maneira como estes desenvolveram as construções de identidade e estilo através dos anos, dos avanços sociais e tecnológicos, visando construir uma sequência clara de eventos e comportamentos que compõem os ciclos de tendências da sociedade contemporânea. MATERIAIS E MÉTODO: A abordagem metodológica utilizada para a pesquisa é qualitativa e se concentra na análise crítica e síntese de livros e artigos científicos previamente publicados. De caráter exploratório, o intuito do estudo é investigar as definições de tendências e compreender os grupos geracionais que compõem a sociedade contemporânea e, naturalmente, mantém vivos os ciclos de tendências. RESULTADOS: Lado a lado com as necessidades de consumo contemporâneas, estão as motivações exclusivas de cada indivíduo, e o objetivo da pesquisa inclui compreender de que forma o tempo, a política e as rotinas impactam as expressões de identidade através da moda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As tendências podem ser compreendidas como padrões e direções gerais que progridem e se transformam com o passar do tempo. Refletem mudanças comportamentais que indicam as preferências, necessidades e valores nas vidas das pessoas. As noções daquilo que se configura como tendência são especialmente construídas com a modernidade (ERNER, 2015), advindas dos movimentos culturais que se seguiram a partir do final do século XVIII, em âmbitos econômicos, tecnológicos e sociológicos.

PALAVRAS-CHAVE: Gerações; Tendências; Estilo.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.