DESEMPENHO BIOQUÍMICO E FISIOLÓGICO DA SOJA EM RESPOSTA A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES

SCHUCH, Julia Coppini ¹; NIEDERMAYER, Rafael Elias ³; SILVA, Rafaella Ramos Da ³; NUNES, Cristian Gilberto ³; BARBOSA, Andre Prechlak ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A soja é uma cultura de grande importância econômica em nosso país, sendo uma das principais fontes proteicas em ração animal e gerando diversos subprodutos. A busca pela maior produtividade da soja e melhor rendimento por área vem sendo um enfoque, já que a demanda vem, cada vez mais, aumentando. Um dos exemplos que pode ser usado para tais melhorias é o uso de bioestimulantes OBJETIVOS: Objetivou-se no presente trabalho a averiguação de respostas bioquímicas, enzimáticas e fisiológicas da soja sob o uso de bioestimulantes (Concorde®, Reabilit 3®, Black Gold®, Stimulate® e Stopping go® em diferentes doses e estádios), identificando como a cultura performa perante tais compostos exógenos MATERIAIS E MÉTODO: Deu-se início a metodologia com a implantação do experimento na fazenda da PUCPR campus Toledo, onde, foi realizada as aplicações e manejos nos requeridos estádios. Em R3 foi feita a coleta dos trifólios e o teste SPAD. Após a coleta foi realizada a maceração das folhas e então dos testes de fenilalanina amônia-liase, proteínas solúveis e pigmentos fotossintéticos (clorofila A, clorofila B e carotenóides). Após as coletas de dados, foi realizada a estatística a 5% de significância pelo software SISVAR e então as análises de correlação de Pearson e componentes principais. Dentre as variáveis analisadas, as que apresentaram diferenças significativas foram: proteínas solúveis e os pigmentos fotossintéticos, e, correlacionando os dados, foi possível entender que possa ter ocorrido um mecanismo compensatório na cultura da soja, em que, as doses de proteína solúvel possam ter reduzido para priorizar pigmentos fotossintéticos, visando a fotossíntese liquida da planta em estádio R3. RESULTADOS: Observaram-se as aplicações em V4 e R1 como destaque, sendo recomendado essas duas fases para a aplicação, e, dentre os bioestimulantes aplicados, destacam-se o Stimulate® e o Reabilit 3®, sendo respectivamente um produto hormonal e um a base de extrato de algas. Por fim, é possível concluir que os bioestimulantes estão correlacionados a diversas respostas positivas e complexas nas plantas, durante o estádio R3, em que foi realizada a coleta do material, como demanda por fotossíntese líquida é alta, os bioestimulantes aumentam a quantidade de pigmentos fotossintéticos (clorofila A, B e carotenoides), colocando em foco o enchimento e produtividade dos grãos, em que podemos entender o porquê ocorreu uma resposta incomum para proteínas solúveis, já que houve maior foco em produção dos pigmentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Produtos à base de hormônios e extrato de algas são eficazes, especialmente nos estádios V4 e R1, proporcionando bons resultados sem custos operacionais adicionais.

PALAVRAS-CHAVE: extrato de algas; hormônios; pigmentos fotossintéticos; fenilalanina amônia-liase.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.