A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO: A PERSPECTIVA DE GASTON BACHELARD

CLEMENTINO, Elias Hentz ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa oferece uma visão geral da realidade educacional brasileira e os desafios para o ensino de ciências. O sistema educacional brasileiro,
especialmente na Educação Básica, revela-se desconectado da vida dos estudantes, com práticas metodológicas baseadas na memorização e repetição.
Como resultado, a formação integral que se pretende alcançar através da educação apresenta lacunas significativas, manifestando-se em uma aprendizagem parcial e superficial durante o período escolar. O ensino de ciências surge como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento integral das potencialidades dos estudantes, mas enfrenta desafios relacionados à própria natureza do conhecimento científico. Para que o ensino de ciências seja eficaz, esses desafios precisam ser superados. OBJETIVOS: Analisar os desafios do ensino de Ciências a partir da perspectiva da formação do espírito científico de Gaston Bachelard. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizados estudos em fontes bibliográficas de autores relevantes no estudo da educação brasileira, na obra “A Formação do Espírito Científico” (1996) de Gaston Bachelard, e em outros artigos científicos que discutem a realidade educacional e o ensino de Ciências. A análise foi baseada no referencial
teórico-metodológico hermenêutico. RESULTADOS: A educação brasileira, ao longo de sua história, tem sido marcada por um caráter celetista e elitista, afetando diretamente a qualidade e os resultados educacionais até os dias atuais. O ensino ainda carrega traços de técnicas de memorização e repetição, e o ideal de preparar os estudantes para o mercado de trabalho permanece arraigado. A educação democrática e voltada para a integralidade do sujeito ainda é um ideal distante. O ensino de Ciências, apesar de seu potencial para promover as capacidades dos estudantes, enfrenta obstáculos epistemológicos que dificultam a compreensão completa dos conhecimentos científicos. Gaston Bachelard, um renomado epistemólogo, identifica dez categorias desses obstáculos, cada uma com suas particularidades, mas todas interligadas. Bachelard também ressalta a importância da retificação do erro, que promove a reflexão e a análise para novas descobertas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação das ideias de Bachelard no ensino de Ciências pode formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar o mundo através do pensamento científico e reflexivo. Assim, é crucial repensar o ensino de Ciências para adotar uma abordagem dinâmica e investigativa, permitindo que os alunos construam uma compreensão sólida e duradoura do conhecimento científico. As feiras de Ciências se destacam como uma alternativa valiosa para promover essa perspectiva, conectando estudantes, comunidade escolar e conhecimento científico, e contribuindo para a formação integral dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação brasileira; Ensino de ciências; Desafios; Gaston Bachelard; Obstáculos epistemológicos

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.