O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – DESAFIOS CULTURAIS E METODOLÓGICOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

OLIVEIRA, Milena Carvalho De ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A atual pesquisa propõe o mapeamento e a análise sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Língua de Acolhimento (PLAc) voltados ao grupo de alunos do Programa Lampedusa: migrantes, refugiados e apátridas (realização PUC Idiomas e Identidade PUCPR). OBJETIVOS: A atual pesquisa propõe o mapeamento e a análise sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Língua de Acolhimento (PLAc) voltados ao grupo de alunos do Programa Lampedusa: migrantes, refugiados e apátridas (realização PUC Idiomas e Identidade PUCPR). MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia se faz através do levantamento bibliográfico, com a observação em sala de aula, além da aplicação de questionários para os discentes e professores das turmas de Básico I (três turmas) e Básico II (uma turma). RESULTADOS: Os resultados derivam da análise dos questionários com as questões que permeiam os sons da fala e o léxico das línguas, levando ainda em consideração uma comunicação adequada por parte dos estudantes quando se pensa na vida cotidiana de cada migrante. Por fim, nesse tópico ainda foi necessário comentar sobre os desafios culturais, que são complementares aos desafios metodológicos. Já a discussão permeou quanto os docentes e discentes estavam propensos a achar soluções viáveis a fatores que necessitavam de uma atenção maior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como considerações finais, foi possível evidenciar que as dificuldades por parte dos professores e dos alunos permeiam os campos fonético-fonológico e lexical, além da correlação desses fatores com as ações diárias de uma sala de aula multicultural, onde os docentes se mostram dispostos e preparados para solucionar tais questões.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Português como Língua Estrangeira; 2. Português como Língua de Acolhimento; 3. Programa Lampedusa (PUCPR); 4. Desafios metodológicos; 5. Multicultura.