MULHERES EM LUTA, SEMEANDO RESISTÊNCIA: A LUTA DAS MULHERES SEM TERRA NO BRASIL

STINGLIN, Luana Dos Anjos ¹; ROMAN, Iara Sanchez ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Direito Econômico E Social – Doutorado – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Tendo em vista o cenário da distribuição de terras no país, que é desigual, concentrada só em uma pequena parcela da sociedade, o MST, um movimento feito por camponeses, tenta ressaltar essa importância e conquistar terras para aqueles que não possui uma, através de acampamentos, também dando relevância a outros temas como meio ambiente e agroecologia, reflorestando e trazendo a vegetação nativa para lugares que foram desmatados para a criação de animais e plantações e a luta das mulheres, que lutam pelos seus direitos, contra pensamentos machistas e opressores da sociedade, apoiam o movimento e a agroecologia, sem elas os movimentos não teriam tamanho relevância, já que só elas preenchem metade dos produtores familiares e o MST. OBJETIVOS: Compreender o movimento e a luta das mulheres dentro e fora do movimento, na agroecologia e na luta pela posse de terras. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada em casa através de materiais oferecido pela orientadora e de pesquisas feitas na internet, em matérias e reportagens, utilizando aparelhos digitais, acompanhando o objetivo que foi previsto desde o começo. RESULTADOS: Os resultados encontrados foram em grande parte de dados e matérias que relataram em suas pesquisas, contando novamente dados sobre todos os aspectos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar e observar os resultados, podemos perceber diversos aspectos, como já citados, a má distribuição de terras, luta das mulheres e sua importância, tanto na agroecologia como na luta por terras e o movimento MST, é dentre outros que foram analisados em conjunto, como a ineficiência da fiscalização de propriedades, e como todos esses problemas são tratados.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Mulheres; 2. MST; 3. Luta; 4. Agroecologia; 5. Terra.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.