FUNDAMENTOS ÉTICOS DA BIOÉTICA GLOBAL EM VAN RENSSELAER POTTER

CHAVES, Pamella Da Silva ¹; SGANZERLA, Anor ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A bioética global proposta por Van Rensselaer Potter busca orientar a razão humana. Apresenta assim, as bases de uma nova ética, a qual, tem como centralidade a sobrevivência humana presente e futura. A nova ética, apresentada por Potter, possui novos fundamentos de modo a proteger a vida humana, assim como, todas as formas de vida que compõem a biosfera. OBJETIVOS: Objetivo geral: Analisar os fundamentos da nova ética proposta por Van Rensselaer Potter que formam a base da bioética global.

Objetivos específicos: a) Avaliar o cenário da necessidade de uma nova ética para atender as necessidades do tempo histórico; b) Analisar os fundamentos da nova ética proposta por Van Rensselaer Potter; c) Compreender por que a biologia está na base dos pressupostos da nova ética; d) Reconhecer que a saúde humana depende da saúde da terra. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada através de revisão sistemática, por meio da análise das obras de Van Rensselaer Potter e seus principais comentadores. RESULTADOS: Potter identifica que o modelo de desenvolvimento da sociedade contemporânea não possui a sabedoria necessária para assegurar a sobrevivência humana futura com qualidade de vida, uma vez que, em vista dos interesses econômicos, o ser humano tem degradado o ambiente natural. A proposta da bioética global vem mostrar que a saúde humana está diretamente ligada à saúde do ambiente, e desse modo, a sobrevivência humana futura dependerá da saúde da terra. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a proposta da bioética global tem como base a sobrevivência humana com qualidade de vida. Para tanto, os fundamentos da ética de Potter que formarão a bioética global podem ser assim sintetizados: uma ética de longo alcance voltada às gerações futuras; uma ética interdisciplinar; uma ética pragmática, não especulativa ou meditativa; uma ética baseada no imperativo da sobrevivência; uma ética baseada em uma nova biologia holística; uma ética sustentada pelas virtudes da responsabilidade, humildade e compaixão. Esses fundamentos da ética deverão ser capazes de orientar as relações entre os indivíduos, os indivíduos com a sociedade, e os indivíduos com o ambiente natural.

PALAVRAS-CHAVE: Bioética global; Potter; Fundamentos; Ética;