INTERVENÇÕES LOCAIS COM DINÂMICAS METROPOLITANAS: INTEGRAÇÃO DE DADOS E ANÁLISES INSTITUCIONAIS URBANO-REGIONAIS E DE DINÂMICA IMOBILIÁRIA DECORRENTE DA LINHA VERDE, EM CURITIBA/PR

SANTOS, Keli Daniele Vieira Marques Dos ¹; PADILHA, Daniela Wipieski Martins ³; HARDT, Carlos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Reconhecida nacional e internacionalmente por seu modelo de desenvolvimento urbano, Curitiba/PR destacou-se pela eficiência e inovação em sua abordagem urbanística. Em resposta ao crescimento demográfico substancial, foram necessárias mudanças significativas no traçado urbano da cidade, como a transformação do antigo trecho da BR-116 e depois BR-476, agora conhecido como Eixo Metropolitano ou Linha Verde. O projeto prevê, dentre outras questões, promover a integração viária entre o leste e oeste ao longo de seus 22 km. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo maior sistematizar o registro de dados e análises de pesquisas anteriores sobre o tema intervenções locais com dinâmicas metropolitanas, de modo a permitir pesquisas futuras. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada incluiu uma revisão de literatura baseada em relatórios de PIBIC de anos anteriores, buscando dados e conceitos relevantes para o entendimento do projeto do Eixo Metropolitano. Posteriormente, foram utilizadas imagens de satélite mais atuais para a realização das análises sobre a dinâmica imobiliária na região. Essas etapas foram fundamentais para os resultados da investigação, esclarecendo conceitos importantes sobre a tipologia de intervenção e a legislação pertinente para a compreensão da Operação Urbana Consorciada Linha Verde. RESULTADOS: Os resultados mostram uma tendência de mudanças na ocupação, onde a paisagem urbana, incluindo as tipologias construtivas, caráter arquitetônico e as dinâmicas locais, ainda estão em construção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se pela importância do Plano Diretor e das leis federais que estabelecem diretrizes essenciais para a urbanização para a viabilização do projeto. Além disso, as análises denotaram que, apesar da fragmentação urbana ainda perceptível ao longo do eixo, é possível observar um crescimento e transformação daquele território, porém em ritmo aquém do inicialmente previsto, embora se mostre gradual e constante.

PALAVRAS-CHAVE: Eixo Metropolitano; Dinâmica imobiliária; Legislação; Linha-Verde; Projeto urbano.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.