VIABILIDADE TÉCNICA DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS SOBRE ALAGAMENTOS E DIMENSIONAMNTO DE TÉCNICAS DE COMPENSATÓRIAS (TC’S)

GUSMÃO, Juliana Ferreira De ¹; ALMEIDA, Sara Rafaela De ³; ROSA, Altair ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O rápido crescimento urbano, especialmente o aumento das megacidades, combinado com as mudanças climáticas, tem acarretado problemas significativos nas cidades, demandando soluções eficazes e sustentáveis. Entre os desastres naturais, as inundações são as mais comuns. Para enfrentar esses desafios, tornou-se necessário desenvolver técnicas de drenagem urbana sustentáveis que não sobrecarreguem os sistemas de drenagem convencionais. OBJETIVOS: Verificar, através de uma revisão sistemática da literatura, a terminologia usada para técnicas compensatórias de drenagem urbana sustentável e avaliar a viabilidade técnica dos resultados das pesquisas. Além disso, pretende-se determinar estratégias de mitigação para os principais pontos de alagamento identificados na cidade de Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada foi a revisão sistemática da literatura. A pesquisa foi realizada em três plataformas: Web of Science, Scopus e SciELO, utilizando um sistema de classificação por leitura e operadores booleanos. OS softwares EndNote e Rayyan para eliminação de duplicatas e filtragem de artigos. Foram analisados, ao final, 13 artigos com foco em estudos de caso. RESULTADOS: A base Web of Science se mostrou a mais efetiva, resultando em 1.150 artigos, seguida pela SciELO com 588 e, por último, a Scopus com 519. A tabulação dos dados dos artigos, que destacou estudos recentes e várias técnicas conhecidas, confirmou a relevância do tema. Técnicas como telhado verde, pisos permeáveis e jardins de chuva foram contempladas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dada a abrangência do tema e a necessidade crescente por sistemas eficientes de escoamento de águas pluviais, é essencial dar continuidade aos estudos para aprimorar as técnicas de drenagem urbana sustentável e mitigar os problemas de alagamento.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Urbano; Infraestrutura Verde; Drenagem Urbana; Técnica Compensatória

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.