PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE EM UMA AMOSTRA POPULACIONAL COMPLEXA

SANTOS, Ana Julia Dos ¹; AGUIAR, Antoniella De ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Da Saúde – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Sua manifestação clínica é espectral, variando desde a presença (em número variável) ou ausência de lesões na pele, bem como a presença ou ausência de bacilos nas lesões e diferentes proporções de resposta imunológica celular e/ou humoral. Apesar do tratamento ser eficaz, a hanseníase continua sendo um desafio em saúde pública, principalmente em países endêmicos como o Brasil, uma vez que o diagnóstico é frequentemente tardio, podendo levar ao surgimento de incapacidades permanentes nos indivíduos afetados, devido, entre outros fatores, à falta de testes simples baseados em imunodiagnóstico, aplicáveis em ambientes de baixo acesso à tecnologia. Nesse contexto, a Leiden University Medical Center está desenvolvendo dois testes imunodiagnósticos que estão sendo avaliados em duas áreas com endemicidades diferentes para hanseníase (Brasil e Bolívia). A população alvo brasileira se concentra na Vila Santo Antônio do Prata, uma ex-colônia de hansenianos localizada no Pará. O presente estudo visa contribuir com a avaliação de ambos os testes no braço brasileiro da pesquisa, por meio do entendimento das características epidemiológicas da aldeia. OBJETIVOS: Descrição epidemiológica de uma amostra populacional recrutada no ano de 2022 em uma ex-colônia de hansenianos localizada no Pará. MATERIAIS E MÉTODO: A amostra do estudo foi recrutada entre os moradores da Vila Santo Antônio do Prata, durante duas expedições em 2022, por meio de estratégias de busca ativa e espontânea. Os voluntários que aceitaram participar da pesquisa e forneceram o consentimento foram submetidos a um questionário para a coleta de dados demográficos e epidemiológicos. As variáveis coletadas incluíram região de residência, idade, comorbidades e histórico de hanseníase. Os dados foram armazenados em planilhas no Excel e as análises descritivas foram realizadas através dos programas Jamovi, Excel e GraphPad Prism version 8.0.1, utilizando-se média, mediana e desvio padrão, sempre que adequado. Variáveis quantitativas foram testadas para normalidade e homogeneidade de distribuição. RESULTADOS: Dos 1058 voluntários recrutados, 64 indivíduos foram excluídos da amostra populacional, pois não moravam na Vila Santo Antônio do Prata. A análise descritiva revelou uma maior prevalência do sexo feminino e da etnia parda dentre os voluntários da pesquisa. A mediana de idade dos participantes foi de 38 anos. Ainda, a maior parte dos indivíduos não relataram a presença de alguma comorbidade. Foi constatado que 19,01% dos voluntários da pesquisa foram portadores da hanseníase, e a maior parte dos pacientes com hanseníase ativa no momento do recrutamento foram classificados como recidivantes (66,67%). Apesar de 83,33% dos casos portadores da doença ativa serem classificados como multibacilares (MB), 66,67% apresentaram baciloscopia negativa. Observou-se que 74,07% dos indivíduos portadores de hanseníase apresentaram a marca da vacina BCG, em comparação com 90,27% entre aqueles sem histórico da doença. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A amostra populacional é muito homogênea quanto a variável etnia e os moradores da aldeia convivem com altas taxas de incidência e prevalência da hanseníase. Além disso, os resultados obtidos foram semelhantes aos do estudo anterior conduzido pelo nosso grupo de pesquisa, o qual parâmetros epidemiológicos foram analisados em toda a população da vila.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Hanseníase; 2. Epidemiologia; 3. Características-demográficas; 4.
Vila-Santo-Antônio-do-Prata.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.