A TEOLOGIA DO POVO DE DEUS DO PAPA FRANCISCO

LOEWEM, Eduardo Vianna ¹; SINNER, Rudolf Eduard Von ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o uso do termo “povo” na Teologia do papa Franscisco, buscando compreender suas implicações, perigos e vantagens, bem como as consequências para a prática da democracia dentro da igreja bem como em sua interação com a sociedade. OBJETIVOS: Para tanto fez-se a análise de obras recentes sobre a teologia do povo de Deus, sobre a teologia do laicato e sobre a sinodalidade em sua relação com a democracia dentro e fora da igreja. MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se pesquisa bibliográfica de abordagens teológicas pertinentes, bem como de textos do papa Francisco, com a produção de resenhas sintéticas sobre o material e discussões com o orientador para elaboração dos temas abordados. RESULTADOS: Atingiu-se com a presente pesquisa uma compreensão mais profunda e clara sobre os aspectos que circundam e constituem a situação atual da igreja, o papel do laicato e as intricadas relações democráticas que se constituem no âmbito eclesiástico e na relação da igreja com a sociedade. Um entendimento do conceito de “povo”, frequentemente visto na teologia do papa Francisco, serve de fundamento e de chave interpretativa para compreender o movimento de reforma da igreja, tanto em seu caráter interno como no papel que o leigo desempenha na igreja “em saída”. As resenhas produzidas durante a pesquisa mostraram que esses temas constituem elementos indissociáveis entre si, formando um paradigma para se pensar a igreja, democracia, sociedade e laicato com fundamentos na teologia do “povo” de Deus. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entende-se que o “povo” de Deus abrange o clero e os leigos, estes que ganham especial destaque na missão evangelizadora e pastoral, porém necessitam serem integrados dentro da igreja não mais como sujeitos às vontades do clero, mas como integrantes autênticos e plenos do “povo de Deus” que são. Esta ressignificação do papel do laicato passa, e passará, necessariamente por uma reforma da Igreja, pela expansão do novo paradigma pastoral de Francisco e pela compreensão por parte do clero e do laicato do que significa ser “povo” de Deus.

PALAVRAS-CHAVE: Teologia; democracia; Papa Francisco; Igreja Católica; laicato

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.