INOVAÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

DIAZ, Maria Rita Mattar ¹; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os Direitos Humanos são um dos principais pilares das sociedades contemporâneas, direcionando os olhares para questões sociais, éticas e políticas. A Educação em Direitos Humanos surge como uma forma de promoção da cultura de paz e que promove a dignidade da pessoa humana, na cidadania e em valores de igualdade e solidariedade. Na América do Sul, a Educação em Direitos Humanos está sendo construída, e as tecnologias de inovação social surgem como um instrumento que permite solucionar problemas sociais. OBJETIVOS: O objetivo geral do trabalho é conhecer a Inovação Social como recurso para a Educação em Direitos Humanos. Para isso, os objetivos específicos são: Estudar teoricamente o conceito de Educação em Direitos Humanos, tecnologia de inovação social e políticas públicas; Identificar Inovação social de Educação em Direitos Humanos; Comparar a Inovação social de Educação em Direitos Humanos com as recomendações internacionais da UNESCO; Organizar o relatório parcial e final da pesquisa com base nos processos de investigação; Organizar a apresentação para o SEMIC a partir do relatório final da pesquisa; Escrever e publicar um artigo como resultado de processo de investigação. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, documental, com análise de conteúdo subsidiada por Bardin (2011). RESULTADOS: Com a exploração dos documentos oficiais do Brasil, Chile e Venezuela, foi possível identificar que existe um esforço dos países no que diz respeito a implementação das recomendações internacionais da UNESCO sobre a Educação em Direitos Humanos. No entanto, apenas o Brasil e Chile apresentaram propostas que envolvem tecnologias de inovação social para utilizar na solução de problemas sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para uma transformação social, é preciso promover, implementar, e defender a Educação em Direitos Humanos. O uso de tecnologias de Inovação Social pode ser um instrumento para estabelecer a cultura de paz em termos mundiais.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação em Direitos Humanos; 2. Cultura da Paz; 3. Tecnologias de Inovação Social.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.