AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIMICROBIANA DA LIMPEZA DO CANAL RADICULAR VARIANDO-SE O NÚMERO DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PREPARO BIOMECÂNICO E APLICAÇÃO COMPLEMENTAR DE INSTRUMENTOS DE AGITAÇÃO FINAL

MARTINS, Caio Henrique Marchiorato ¹; SOUZA, Priscila Viana De ³; NETO, Ulisses Xavier Da Silva ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Estudos têm pontuado para a utilização de sistemas auxiliares para agitar a solução irrigadora no interior do canal, aumentando a potência dessa solução e melhorando a qualidade da limpeza de todo o sistema. Essas fontes de energia aumentam o contato das substâncias irrigantes com as áreas das paredes dos canais radiculares, agindo tanto na parte inorgânica de resíduos gerados durante a instrumentação dos canais radiculares, quanto nos remanescentes orgânicos não removidos durante a instrumentação. Algumas delas são: PUI (Passive Ultrasonic Irrigation) (2, 10, 11, 12, 25), laser pulsado (12); CWAIS (Continuos Warm Irrigation and Evacuation System) (11); XP Endo (13, 25) e Easy Clean (25). OBJETIVOS: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficácia antimicrobiana da limpeza dos canais radiculares, variando-se o número de instrumentos utilizados (único ou múltiplos) e a aplicação complementar de um instrumento de agitação final – Passive Ultrasonic Irrigation (PUI) e comparar seus resultados. MATERIAIS E MÉTODO: Foi testado dois tipos de instrumentos em 60 dentes naturais humanos, disponibilizados pelo banco de dentes da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), incisivos inferiores com raízes completas, onde 30 dentes foi usado instrumento único (Reciproc) e os outros 30 múltiplos instrumentos (Protaper Next). Após a instrumentação, os dentes foram contaminados com Enterococcus faecalis para que posteriormente houvesse a realização dos protocolos de irrigação final e agitação das soluções com PUI. A diminuição da carga bacteriana nos canais principais foi determinada pelo método colorimétrico de redução do brometo de 3-4,5-dimetil-tiazol-2-il-2,5- difeniltetrazólio (MTT). A quantidade de bactérias presentes no interior dos canais foi analisada estatisticamente por meio do teste de Shapiro-Wilk, teste de Tukey e teste Anova no qual indicou diferença estatisticamente significante, uma vez que p<0,05, tendo o poder da amostra para detectar a diferença o valor de 99,97%. RESULTADOS: Através do resultado obtido é evidente que todos os grupos tiveram redução bacteriana, no entanto se comparados dois a dois nota-se diferença de comportamento e, entre os seis grupos comparados, o que obteve o maior número de redução bacteriana foi o grupo P2. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, a utilização de múltiplos instrumentos associados com a agitação da solução irrigadora em canais achatados potencializa consideravelmente a redução de Enterococcus faecalis do interior dos canais radiculares, consequentemente, melhorando a sua desinfecção.

PALAVRAS-CHAVE: Enterococcus faecalis; desinfecção do canal radicular; análise MTT

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.