O RESUMO NO VESTIBULAR DA UFPR: A ESCRITA GERADA PELA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O CHATGPT

SILVA, Juliana Trindade E ¹; COSTA, Sandra Batista Da ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A inteligência artificial está cada vez mais integrada à vida cotidiana de muitas pessoas, o que torna vital promover sua inclusão social e garantir que seus benefícios sejam acessíveis a todos, enquanto se previnem os possíveis riscos associados. Dessa forma, é imprescindível utilizá-la com responsabilidade e cautela. O ChatGPT-3 é um modelo de inteligência artificial capaz de gerar textos com base em vastas quantidades de dados. Portanto, é fundamental investigar como essa ferramenta elabora textos, especialmente considerando seu uso por estudantes em atividades escolares. OBJETIVOS: Este estudo visa examinar a maneira como o ChatGPT-3 produz o resumo exigido na segunda fase do vestibular da UFPR em 2023, avaliando os recursos linguístico-discursivos utilizados. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se fundamenta nos trabalhos de Carvalho (2021), Silva, Espíndola e Pereira (2023), que discutem os riscos, benefícios e o uso responsável da inteligência artificial na educação. O estudo de Boa Sorte et al. (2021) também é utilizado para analisar como o ChatGPT-3 gera textos. Além disso, as pesquisas de Bazerman (1988) e Swales (2003) sobre a arte de resumir, bem como os estudos de Wachowicz et al. (2003) e Silveira (2010), que abordam a importância das habilidades de leitura e escrita para a elaboração de resumos, servem de base para a análise da segunda fase do vestibular da UFPR. Para a pesquisa, foi selecionado o texto-fonte e a instrução de produção da segunda fase do vestibular da UFPR de 2023. Foram coletados quatro resumos gerados pelo ChatGPT em abril, outubro e dezembro de 2023, e maio de 2024, com o objetivo de realizar uma análise desses textos. RESULTADOS: A análise dos resumos revela que eles seguem, em linhas gerais, a estrutura composicional do gênero solicitado: mencionam o texto e o tema, mas omitem os autores, Bruno Garattoni e Eduardo Szklarz, e o local de publicação, falhando em estabelecer uma conexão direta com o texto original. O ponto de vista do texto-fonte é destacado, sendo relacionado com os principais argumentos conforme solicitado na instrução de redação, e a conclusão do texto-fonte é apresentada. Para construir o conteúdo do resumo, o ChatGPT-3 emprega principalmente cópias de informações básicas do texto original, selecionadas por comandos acionados pelo programa. As paráfrases, quando presentes, são realizadas por meio de substituições de palavras, inversões básicas de termos ou estruturas linguísticas, como o uso da voz passiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resumos analisados atendem a alguns dos elementos solicitados na questão, apresentando a tese principal, as justificativas e a conclusão, portanto estão presentes características formais do gênero solicitado. No entanto, faltam estruturas parafrásticas autênticas na composição do conteúdo, uma vez que o uso de cópias predomina. Como a análise da composição do resumo exige uma observação mais detalhada quanto ao uso de diversos recursos discursivos, a continuação deste estudo trará à luz outros recursos utilizados pelo ChatGPT ao gerar esse texto.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Inteligência artificial. ; 2. ChatGPt. ; 3. Resumo. ; 4. Vestibular; 5. Paráfrase.