HISTÓRICO E CONTEXTO DO CURSO DE GASTRONOMIA DA PUCPR

VIANNA, Pedro Ritter ¹; CINI, Ricardo De Amorim ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Apresenta-se aqui uma revisão sobre o histórico do primeiro curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do estado do Paraná, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), focando em sua trajetória desde a criação em 2007 até o presente, com ênfase em sua evolução curricular e impacto na formação de profissionais da área, contextualizando sua importância do curso como pioneiro no estado do Paraná e seu papel na educação superior gastronômica. OBJETIVOS: Levantar dados acerca do histórico do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR através da análise das matrizes e notícias do curso MATERIAIS E MÉTODO: Fez-se uma revisão documental das matrizes curriculares disponíveis no site institucional da universidade, bem como das notícias sobre o curso RESULTADOS: Os resultados mostram que, inicialmente, o curso era composto por cinco períodos e um total de 1656 horas, mas passou por diversas atualizações para se alinhar às exigências do Ministério da Educação e às necessidades do mercado. A inclusão de disciplinas inovadoras como Gastronomia Clássica e Tendências na Gastronomia, além de práticas em estruturas como o restaurante-escola L’Hermitage Gastronomia, evidenciam o compromisso com a excelência acadêmica e prática. A realização de eventos como a Feira Cultura de Sabores e a integração com a Fazenda Gralha Azul ilustram a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a promoção da cultura gastronômica regional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao longo dos seus 15 anos, o curso de Gastronomia da PUCPR não apenas formou mais de 450 profissionais qualificados, mas também contribuiu significativamente para o avanço da gastronomia como uma disciplina acadêmica e prática no Brasil. Este relatório, parte de um projeto maior que resultará na publicação de um livro comemorativo, serve como um registro valioso das contribuições e da trajetória do curso, reforçando seu papel como referência na educação gastronômica no país.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Gastronomia; 2. Curso Superior; 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná; 4. PUCPR; 5 Tecnólogo.