O FEMININO NA IGREJA NO MAGISTÉRIO DO PAPA FRANCISCO: EVANGELII GAUDIUM, LUMEN FIDEI, AMORIS LAETITIA, GAUDETE ET EXSULTATE

SANTOS, Jamilson Divino Dos ¹; SERRATO, Andreia Cristina ²
Curso do(a) Estudante: Letras – Português-Inglês – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório explora a participação das mulheres na Igreja Católica, destacando a teologia feminista e a ascensão das mulheres na docência teológica. A pesquisa se fundamenta nas obras de Neiva Furlin, especialmente “Teologia feminista: insurgência e Subjetividade” e “Relações de gênero, subjetividades e docência feminina: um estudo a partir do universo do ensino superior em teologia católica”, além dos documentos papais “Evangelii Gaudium”, “Lumen Fidei” e “Amoris Laetitia”. O estudo investiga a construção social e cultural de gênero, as relações de poder e a contribuição feminina na teologia, propondo uma ressignificação da definição de gênero a partir das experiências subjetivas das mulheres. OBJETIVOS: O objetivo geral deste trabalho é identificar nos discursos e documentos do Papa Francisco reflexões e contribuições sobre o protagonismo feminino na Igreja e na teologia. Para alcançar este objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) Identificar nos documentos papais fornecidos pelo site do Vaticano as contribuições sobre o protagonismo feminino; 2) Identificar nos documentos papais as contribuições sobre a participação das mulheres cristãs em temas globais, respondendo aos apelos do Vaticano II; e 3) Analisar possíveis avanços ou retrocessos. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada foi a revisão literária de caráter qualitativo. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre a concepção de gênero utilizando o dicionário feminista para a elaboração dos conceitos e a leitura de textos relacionados ao tema. Além disso, foram utilizados softwares específicos para buscar palavras e conceitos nos documentos papais, o que auxiliou no desempenho do trabalho. RESULTADOS: Os documentos papais analisados revelam uma preocupação crescente da Igreja, especialmente sob o magistério do Papa Francisco, com a luta das mulheres por direitos e reconhecimento. No entanto, apesar dos avanços observados, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero na Igreja. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise crítica dos textos papais e outros materiais complementares sugere que, embora o Papa Francisco reconheça a contribuição indispensável das mulheres, a Igreja ainda enfrenta desafios significativos para superar os vestígios do patriarcado e promover uma verdadeira inclusão feminina.

PALAVRAS-CHAVE: Teologia feminista; Papa Francisco; protagonismo feminino; Igreja Católica; gênero.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.