USO CLÍNICO DA OZONIOTERAPIA EM ANIMAIS DE COMPANHIA, ESTUDO OBSERVACIONAL E PROSPECTIVO

LIBERALESSO, Luis Eduardo Watanabe ¹; RIBAS, Cristina Rauen ³; FOGAGNOLI, Lys ³; CAPRIGLIONE, Luiz Guilherme Achcar ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O uso do gás ozônio tem sido indicado no tratamento de diversas morbidades, dentre elas: patologias infecciosas, inflamatórias, musculoesquelética, neurológicas, endócrina, neoplásica, odontológica, vasculares e imunológicas. Logo, foi criada a hipótese que a ozonioterapia poderá resultar em benefícios
terapêuticos em cães e gatos com doenças musculoesqueléticas, dermatológicas, neurológicas, urológicas, endócrinas e infecciosas. OBJETIVOS: Este estudo teve por objetivo avaliar de forma observacional e prospectiva a eficácia (em relação aos benefícios terapêuticos) e segurança (ocorrência de reação adversa) da ozonioterapia aplicada em cães e gatos com diferentes condições clínicas MATERIAIS E MÉTODO: . Foram incluídos no estudo 38 animais atendidos em período de um ano de uma rotina de serviço de Medicina Veterinária Integrativa, onde foi avaliado a eficácia e segurança da terapia. Dentre as informações investigadas, foram incluídas: (1) Avaliar as principais procuras e indicações para a técnica; (2) principais vias de administração escolhidas conforme cada caso clínico; (3) desfecho clínico dos casos. RESULTADOS: Dentre os animais incluídos no estudo, a principal indicação foi de queixas de dor relacionadas a doença articular degenerativa ou osteoartrite (17), queixas dermatológicas (9), quadros neurológicos (4) e comorbidades associadas (8). Dentre eles, todos obtiveram benefícios com o incremento da ozonioterapia no tratamento, sendo que 24 obtiveram melhora parcial ou recuperação do quadro e 14 obtiveram cura completa ou melhora significativa na qualidade de vida. Não foram observadas reações adversas com o tratamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi verificado que a ozonioterapia foi mais indicada para situações de doenças articulares e dermatológicas, sendo que a partir do desfecho clínico foi observado segurança e benefícios terapêuticos nestas condições.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Terapia integrativa; 2. Osteoartrite 3. Esporotricose; 4. Ferida; 5. Doença Articular Degenerativa.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.