Logo PUCPR

PERCEPÇÃO SOCIAL DA INTERAÇÃO COM ANIMAIS SILVESTRES EM CIDADES INTELIGENTES

RESUMO

INTRODUÇÃO: A interação dos seres humanos com os animais é intrínseca a sua trajetória evolutiva. Com o passar do tempo e aumento da tecnologia e imapcto na natureza, essa relação entrou em desequilibrio gerando vulnerabilidades para ambos. As cidades paulatinamente passaram a abrigar um maior numero de habitantes, absorvendo os espaços naturais, automaticamente, abrigamndo tanto pessoas quanto animais que dividem espaço e que coloca ambos em vulnerabilidades caso essa interação não seja intermediada por princípios éticos que considere valores comuns. – OBJETIVOS: Monitorar as notícias veiculadas na mídia digital e opinião dos internautas a relação entre as cidades inteligentes e a relação com animais silvestres. – MATERIAIS E MÉTODO: Para compreender o contexto atual de como a população está interagindo com a fauna urbana, foi realizado um mapeamento das notícias que veicularam a na mídia digital sendo analisadas a 100 primeiras sugestões a partir da utilização dos termos “Fauna Urbana”. – RESULTADOS: As noticias recuperadas corresponderam principalmente nos anos de 2020 e 2021, cujo o principal grupo de animais apresentados foram os mamiferos.o conceito geral de fauna urbana equivaleu se animis que vivem nas cidades e o principl contexto que estes eram mencionados foi de transmissão de doenças e invasão nas cidades.O principal impacto da pandemia de COVIDe-19 sobre esses animais foi a transmissão de zoonoses. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As vulnerabiliades que os animais silvestres estão expostos nas cidades precisam ser subsidiadas sob a luz da Bioética ambiental, onde sua natureza interdiciplinar que envolve diferentes atores contribuira para formação em massa de novos pensamentos que envolvam os seres vivos como um todo.

PALAVRAS-CHAVE:

animais silvestres; bioética ambiental; cidades; pandemia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.6) PIBIC Jr: SS, BIOETI, LING : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Valdeneia Ferreira Henemann .
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email