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ESTUDO SOBRE FALSAS MEMÓRIAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Neste trabalho é apresentado a busca pela compreensão do fenômeno das falsas memórias em crianças no relato infanto-juvenil, uma vez que a necessidade do testemunho infantil e de sua fidedignidade é indubitável nos processos penais – salientando o uso como prova judicial, muitas vezes cruciais. A memória está suscetível a modificações, não apenas de caráter externo, mas também através de mecanismos internos que não se inter-relacionam com fontes exógenas, e a partir dessas possibilidades caracterizam-se as falsas memórias, eventos que nunca realmente aconteceram, mas se incorporam à memória original dos indivíduos. – OBJETIVOS: Por conseguinte, retêm-se como objetivo deste atual trabalho a análise da sugestionabilidade como provedor de falsas memórias; mecanismos factíveis de inserção de falsas memórias em crianças no testemunho em meios judiciais; distorções de relatos verbais através de conceitos da teoria Analítico-Comportamental. – MATERIAIS E MÉTODO: No presente experimento, há a exposição de uma estória em forma de áudio aos participantes, na faixa etária de 06 a 12 anos, que, posteriormente, foram incitados a reproduzirem-na e que, durante tal reprodução, é feito registro das atividades de distorção verbal. – RESULTADOS: Ademais, os três grupos, separadamente, foram expostos a variáveis distintas durante o período de retenção de informação, a destacar o Grupo Experimental 2 (GE2), que apresentou salientemente indícios de como a sugestionabilidade pode realmente vir a ser provedor proeminente de falsas memórias. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Enfim, infere-se a relevância da aplicação e manejo correto de todos os procedimentos os quais envolvem relato para fins judiciais, visto que a influência de tais fenômenos devem ser levada em conta para que danos não sejam implicados e a fidedignidade não seja comprometida.

PALAVRAS-CHAVE:

falsas memórias; testemunho infantil; sugestionabilidade; psicologia jurídica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O5.12) PIBIC Jr – PSICO, TEO (CFS – Teams) : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Claudecir Almeida da Silva.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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