Logo PUCPR

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 11 E 13: REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NA ESCOLA

RESUMO

INTRODUÇÃO: Os fenômenos do aquecimento global e da urbanização têm contribuído para mudanças climáticas e do tempo meteorológico. O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas prevê, entre outros, o aumento da frequência das chuvas fortes, com grandes volumes, acompanhadas de raios e ventos. Esses fenômenos aumentam os riscos de desastres naturais. – OBJETIVOS: O objetivo principal da pesquisa foi compreender, perceber e analisar as mudanças climáticas e os riscos de desastres naturais que podem ocorrer, com foco nas regiões locais, escolares e entornos. Além disso, o trabalho envolveu também o desenvolvimento de material áudio visual para conscientização ambiental. – MATERIAIS E MÉTODO: O método envolveu, através de leitura orientada, o reconhecimento de pesquisadores e ativistas icônicos que atuam nas questões associadas à mudança global do clima. Além disso, foram observados documentos de referência sobre mudanças climáticas e sobre gestão de riscos de desastres naturais, como o Marco de Sendai, assim como foram respondidos quiz organizados pela Professora orientadora e filmes que discutem a questão das mudanças climáticas e dos desastres naturais. Foram realizadas entrevistas com o diretor, coordenadores, professores e funcionários do TECPUC e da Escola Eunice Benato. – RESULTADOS: Os resultados demonstraram que as inundações trazem transtornos, sobretudo no entorno do Colégio e na creche (Eunice Benato). Com base nos dados coletados, fotografias e filme, foi desenvolvido material para conscientização e sensibilização sobre desastres naturais, sobretudo inundações. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que a exposição a esse material possa diminuir os riscos dos alunos do TECPUC e da Escola Eunice Benato, assim como estimular medidas para redução do risco de desastres no entorno da PUCPR com vistas a cidades e comunidades sustentáveis.

PALAVRAS-CHAVE:

desastres naturais; inundações; ODS 11; ODS 13; escolas; educação ambiental.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristovão (TECPUC), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Juliana Lobo Fecci.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email