INTRODUÇÃO: Ao reconhecer as linguagens como importantes formas de representação de um fenômeno cultural, além de potenciais sujeitos à mediação cultural, abre-se espaço para essa coexistência solidária Quando um aluno estrangeiro é inserido em uma sala de aula multicultural, as diferenças são nítidas e o professor, na maioria das vezes, não está preparado para lidar com todas as adversidades que surgirão. – OBJETIVOS: Através da coleta de dados no colégio, com estudantes e professores de PLE (Português como língua estrangeira), a fim de analisar os materiais didáticos, a metodologia de ensino e aprendizagem, e a percepção dos informantes sobre o processo de ensinar e aprender PLE. – MATERIAIS E MÉTODO: Analisar os textos e artigos propostos pela professora orientadora, auxiliou em uma melhor compreensão do projeto estabelecido. O recolhimento de dados é um dos passos mais importantes para o estudo, onde foi verificado quantos alunos estrangeiros participam das atividades escolares no TECPUC. Elaboramos um questionário para os alunos estrangeiros e outro para os professores que lecionam para eles. Para nos proporcionar uma análise próspera, verificamos alguns exames e avaliações de proficiência, observando os critérios que eles utilizam. – RESULTADOS: Aqui é apresentado o levantamento de dados feito com as respostas dos questionários do aluno e do professor. Todas as respostas que obtivemos tiveram uma grande importância ao nosso estudo. Foram analisadas perguntas sobre a cultura dos países dos estudantes respondentes, e em ambos os questionários foram examinadas as dificuldades nas quatro práticas discursivas, os materiais didáticos e os gêneros textuais estudados em sala de aula. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa pesquisa mostrou resultados positivos, os questionários trouxeram dados importantes como, as maiores dificuldades do aluno estrangeiro na sala de aula, os materiais didáticos utilizados pelo professor de língua portuguesa e a cultura dos países de origem desses estudantes. A pesquisa mostrou a realidade dos alunos estrangeiros e professores de língua portuguesa em sala de aula. Foram apresentadas as perspectivas de quatro alunos estrangeiros, havendo uma ampla comparação de dados, desenvolvendo nosso projeto.