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PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: Levando-se em consideração o ano de 2020, devido ao isolamento social pela COVID-19, faz-se necessário destacar alguns elementos sobre os processos de ensino/aprendizagem adotados na educação básica, pelas escolas públicas e privadas, pois, considerando-se as desigualdades sociais e econômicas, as crianças e adolescentes brasileiros foram fortemente impactados nesse cenário. – OBJETIVOS: Descrever os processos de ensino/aprendizagem da educação básica, adotados pelas escolas públicas e privadas, no contexto pandêmico do ano de 2020. – MATERIAIS E MÉTODO: Para a revisão de literatura realizou-se leituras de autores consagrados nas temáticas abordadas, como Àries (1981), que apresenta a história social da criança e da família; Faleiros (2008), sobre a escola que protege e enfrenta as violências; e Palu, Shutz, Mayer (2020), numa produção bem atual, sobre os desafios da educação durante a pandemia; além de conteúdos publicados em sites, como o do Instituto Butantan (2021) e do Ministério da Saúde (2021). Quanto às legislações, destaca-se a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. Em seguida, deu-se início à pesquisa bibliográfica on-line, para coletar os dados necessários para análise. Para a primeira etapa, a estudante inseriu palavras-chave no navegador do Google, relacionadas às metodologias de ensino e aprendizagem desenvolvidas para as aulas remotas. Na segunda etapa inseriu palavras-chave relacionadas às dificuldades desse processo e, finalmente, organizou os dados obtidos em tabelas. – RESULTADOS: Os principais resultados, em relação às metodologias adotadas, tanto nas escolas públicas, quanto nas privadas, visto as aulas terem sido suspensas para evitar o contágio da COVID-19, foram: comunicação com famílias e alunos por aplicativos; estratégias criativas, ferramentas e aplicativos incorporados às rotinas escolares; atividades impressas e materiais pedagógicos encaminhados aos alunos que não tinham condições financeiras de acesso à internet ou para participar das aulas remotas; utilização de músicas, vídeos e slides para tornar as aulas mais atrativas; textos em formato digital. Quanto às dificuldades encontradas nesse processo de isolamento social e aulas remotas, destaca-se as dificuldades de acesso à internet, tanto pelos alunos, quanto pelos professores; o desgaste físico e emocional e perturbações envolvendo a saúde mental; dificuldade de estabelecer a nova rotina no tempo remoto e manter-se atento às aulas remotas; local adequado nas casas para participar das aulas remotas; contactar os professores para tirar dúvidas; relacionamento familiar fragilizado, visto todos permanecerem em casa, o tempo todo. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se que o processo de aprendizagem na educação básica ficou comprometido, pois as condições de acesso às tecnologias, como internet e aos equipamentos (notebook e celular) não foram as mesmas para todos, assim como a adaptação às aulas remotas, além da saúde mental, pois além da adaptação ao novo meio, houveram também as perdas. Por outro lado, as novas metodologias de ensino que foram pensadas, poderão seguir contribuindo no pós-pandemia para complementar ou qualificar os processos de educação presencial.

PALAVRAS-CHAVE:

pandemia; educação básica; aulas remotas; metodologias de ensino e aprendizagem; dificuldades.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.6) PIBIC Jr: SS, BIOETI, LING : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio SESI FIEP, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Robert Nelson Granada Gessner Jr.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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