Logo PUCPR

A PRESENÇA DE IMAGENS DE PERSONAGENS NEGROS E NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ADOTADOS NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: AVANÇOS E RETROCESSOS.

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente relatório tem a proposta de análise de livros didáticos, sob o viés da lei 10.639/03 que a principio trás consigo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrodescendente nas escolas públicas do Estado do Paraná. O estudo dos livros foi feito a partir da analise de uma conjuntura de imagens, gravuras, pinturas, e biografias coletados, com o auxílio de tabelas comparativas e quantitativas em relação ao que diz a presença de personagens negros(as) e personagens brancos(as), testemunhando a desigualdade em que se diz a relações raciais no âmbito da análise. – OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo a análise de livros didáticos de língua portuguesa, correspondentes aos 2º e 3º anos do ensino médio admitidos em escolas públicas do Estado do Paraná. Visando expor possíveis avanços e retrocessos da representação de personagens negros e negras nos livros didáticos, tendo como base o uso da lei 10.639/03, que vigora desde 2003, objetivando estabelecer obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas do Estado do Paraná. – MATERIAIS E MÉTODO: O livro didático é um grande aliado no processo de formação educacional do estudante, pois é a partir dele, que muitas tem como base em sua jornada, dito isto, é importante que haja representações condizentes a personagens negros(as) e brancos(as) nos manuais didáticos, que de fato não reforcem esteriótipos das demais culturas. MATERIAIS E MÉTODOS: A análise foi realizada em perspectiva diacrônica. Foi adotada a proposta metodológica de Hermenêutica de Profundidade/HP (Thompson, 1995), envolvendo três níveis de análise. O primeiro nível foi a análise sócio-histórica de produção simbólica, em seguida a analise de figuras, gravuras, e pinturas encontradas nos livros. E por fim, a retratação da representação de personagem negros(as) e brancos (as). – RESULTADOS: No contexto geral, foi possível identificar a partir de imagens e biografias que estão inclusas nesse relatório, a uniformização da representação de personagens brancos(as), se sobressaindo em comparação com a presença de personagens negros(as) nos livros didáticos, dando a entender de forma implícita a pouca valorização e representação com a diversidade em especifico a de personagens negros (as), impondo uma desvalorização a cultura negra. Ademais, as interpretações que embrenham o combate ao preconceito, havendo valorização da cultura. A Lei citada anteriormente, teria sido de fato efetivada se houvesse maior conformidade e igualdade nos dados que se referem as representações de personagens negros (as) nos livros didáticos mantidos em escolas públicas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao concluirmos o presente relatório referente a presença de personagens negros nos livros didáticos de língua portuguesa, foi possível identificar que, no caso dos dois livros analisados foi observado a falta de representatividade por parte dos movimentos negros expressos em imagens, gravuras ou pinturas nos livros, ao comparar com a presença de representações de personagem brancos(as).

PALAVRAS-CHAVE:

livros didáticos; racismo; negritude; lei.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde A08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio Estadual do Paraná, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Laureci Schmitz.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email