Logo PUCPR

GESTÃO SOCIAL DA VALORIZAÇÃO DA TERRA: CARACTERIZAÇÃO DOS CAMPOS CIENTÍFICOS SEGUNDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

RESUMO

INTRODUÇÃO: Identifica-se uma pulverização dos estudos sobre o tema da gestão social da valorização da terra no cenário atual, sobretudo pela sua conceituação a partir de diferentes expressões e abordagens em diferentes campos. Neste sentido, a presente pesquisa concentra-se na compreensão dos elementos que caracterizam e diferenciam os estudos sobre gestão social da valorização da terra por diferentes campos do conhecimento, contribuindo na identificação dos pontos de contato e conflito. – OBJETIVOS: Tem-se por objetivo geral caracterizar a produção acadêmica internacional relacionada à gestão social da valorização da terra, identificando padrões de protagonismo ou centralidade de pesquisadores, abordagens e países ao longo do tempo. – MATERIAIS E MÉTODO: Diante dos objetivos delineados, adota-se a bibliometria como método de pesquisa. Por meio de análise exploratória da literatura percebeu-se conexão direta por meio da expressão “land value capture”, que também é utilizada em português para tratar do mesmo tema (captura de mais-valia fundiária). Foram obtidos 130 artigos científicos a partir da busca realizada na plataforma Scopus, que conformaram o corpus de análise e, posteriormente, foram analisados por meio dos softwares Vosviewer e STart. – RESULTADOS: Os resultados apontam para a crescente atenção recebida pelo tema a partir de 2015, com um crescimento exponencial ao longo dos últimos sete anos, bem como uma articulação íntima entre a discussão de políticas de transporte e estratégicas de captura de mais-valia fundiária. As análises bibliométricas possibilitaram também identificar autores e referências de centralidade no campo, bem como os clusters temáticos que se constituem a partir do corpus de análise. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados mostram-se de grande importância para compreender como o campo historicamente trata o tema, quais são os principais autores e referências da área, bem como as redes que se articulam a partir destas conexões. Pesquisas desta natureza contribuem para fomentar pesquisas subsequentes de aprofundamento, apontam para autores de relevância, palavras-chave de maior utilização bem como para critérios e estratégias de pesquisa para a Revisão Sistemática de Literatura. Contribui-se, assim, para um melhor entendimento do campo e para discussões mais sólidas sobre o assunto.

PALAVRAS-CHAVE:

captura de mais-valia fundiária; Análise bibliométrica; Campo científico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O6.6) PIBIC Jr: MECA, DIR, DIRH, PLAN : 26/10 – 14h00 – 16h00 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar Cel PM Felippe de Sousa Miranda, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Daniella Inglês Bueno.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email