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DO ESPAÇO PLANEJADO À PAISAGEM SEGURA: RELAÇÕES ENTRE CENTRALIDADE, PLANEJAMENTO E SEGURANÇA EM PEQUENAS CIDADES BRASILEIRAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: A problemática investigada parte da necessidade de busca de alternativas para a redução das taxas criminais, em especial de furtos e roubos, em espaços públicos das urbes contemporâneas no Brasil. – OBJETIVOS: Diante dessa assertiva, o objetivo geral do trabalho consiste em analisar relações entre centralidade, planejamento e segurança em pequenas cidades brasileiras. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o seu alcance, a pesquisa, de caráter exploratório, feição aplicada e configuração multimétodos, foi estruturada em quatro fases principais. A primeira foi dedicada à interpretação de fundamentos teóricos basilares à compreensão dos temas envolvidos, enquanto a segunda foi direcionada à estruturação de procedimentos metodológicos para relacionamento de centralidades espaciais (de crimes, de usos do solo e de fluxos viários) com diretrizes de planejamento (espaço planejado) e de segurança (paisagem segura). Em consonância com investigações paralelas e anteriores, as áreas de estudo, correspondentes ao bairro Centro daquelas cidades, foram selecionadas em cada uma das macrorregiões do país (Norte – Santa Bárbara, Região Metropolitana de Belém, Pará; Nordeste – Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador, Bahia; Centro-Oeste – Hidrolândia, Região Metropolitana de Goiânia, Goiás); Sudeste – Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais); Sul – Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba, PR), sendo caracterizadas na terceira fase, voltada aos resultados alcançados. A última etapa compreendeu a discussão analítica para proposição de subsídios à organização dos processos de gestão e de seguridade em termos urbanísticos. – RESULTADOS: Os achados científicos evidenciam alguns distanciamentos entre características gerais dos objetos estudados e certas relações da concentração de delitos com ocupações espaciais de atratividade de pessoas e com vias estruturantes de movimentos veiculares. Também são diagnosticadas semelhanças de contextos paisagísticos e condições morfológicas com investigações simultâneas em núcleos urbanos de outros portes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, como respostas à questão de pesquisa, que existem influências de padrões qualitativos e morfológico-funcionais determinados por diretrizes de planejamento associados à segurança e vinculados às centralidades e atributos espaciais, com destaque para o escurecimento de alguns locais, a extensão demasiada de barreiras visuais e o dimensionamento inadequado de passeios e calçadas. Essas particularidades propiciam a elaboração de políticas visando à gradativa conformação de cenários seguros em pequenas cidades brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE:

centralidades espaciais; segurança pública em bairros centrais; elementos morfológico-funcionais da paisagem; núcleos urbanos de pequeno porte em regiões metropolitanas; planejamento e gestão de cidades.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O6.6) PIBIC Jr: MECA, DIR, DIRH, PLAN : 26/10 – 14h00 – 16h00 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Fernanda de Almeida Carvalho.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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