Logo PUCPR

CONFLITOS NA FUNDAÇÃO DAS PRIMEIRAS COMUNIDADES DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente estudo trata da fundação da igreja primitiva destacando seu crescimento rápido e bem consolidado,. Considera-se a formação da base sólida (os 12 discípulos juntamente com Paulo) e o método de levar o evangelho a tantos povos, desde os Judeus até aos Gentios. Enfim a pesquisa evidencia os conflitos e seus efeitos de fortalecer a fé e a coragem dos Evangelizadores. – OBJETIVOS: Explicitar os principais conflitos enfrentados pelos seguidores e seguidoras de Jesus, especialmente Pedro e Paulo Avaliar a influência de Paulo na fundação das comunidades e como ele superou os conflitos transformando-os em fontes de espiritualidade. – MATERIAIS E MÉTODO: O método usado para desenvolvimento desse trabalho foi a Análise de quais foram os conflitos, quem os gerou, as causas e as consequências. Foi aplicada a análise aos principais capítulos do livro. A análise parte da prática dos seus personagens principais: Paulo, Pedro, Estevão, Silas entre outros. – RESULTADOS: A igreja se inicia nesse contexto, favorável aos discípulos, pois havia ali muitas pessoas. Já no início aconteceu uma grande conversão: a salvação de 3 mil homens : .“E naquele mesmo dia juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas. Se percebe como viviam os novos cristãos”, de forma exemplar (Bíblia, KJA, At 2,41 parte B). A partir desse momento foi dado continuidade nas reuniões de adoração e louvor a Deus, “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações” (Bíblia, NTLH, At 2,42), com reuniões diárias, “Todos os dias, unidos se reuniam no pátio do Templo.” (Bíblia. NTLH, At 2,46 parte A) e a cada dia em que essas reuniões aconteciam o número de salvos aumentava, No entanto os conflitos entre os próprios discípulos e com o império romano foram aparecendo, o que gerou perseguições e sofrimentos dos líderes das comunidades (Pedro, Paulo< Silas, entre outros). – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Paulo visitou mais de 30 cidades diferentes levando essa mensagem e na maioria das cidades foram fundadas comunidades, essas comunidades fundadas e acompanhadas por Paulo (As principais cidades receberam cartas específicas como Romanos, Coríntios, Éfeso, Tessalônica, entre outras que estão na Sagrada Escritura.) cresceram e se mantiveram firmes durante muito tempo, algumas sendo citadas até no Apocalipse. Paulo criou lideres e discipulou alguns irmãos na fé que o ajudariam a dar crescimento a essas comunidades, temos como exemplo Tito e Silas. Paulo, homem que gerou muitos conflitos no começo da igreja se torna então o principal proclamador e fundador de igrejas aos gentios, sem Paulo o evangelho deixaria de chegar em muitos lugares e a muitas pessoas, Paulo marcou e mudou a história do cristianismo, Vemos que os conflitos e perseguições, como também a diáspora dos cristãos, não impediu a proclamação da palavra, pois a perseguição e conflitos fortaleceram as comunidades.

PALAVRAS-CHAVE:

perseguição; conflitos; Paulo; Cristo; Igreja.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde A09
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Gesse Ferreira Lima.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email