Logo PUCPR

ANÁLISE DO PÚBLICO JOVEM ENVOLVIDO NA DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS DE COVID-19 NO TWITTER

RESUMO

INTRODUÇÃO: Fake news são informações falsas disseminadas com o objetivo de enganar e desmoralizar pessoas ou ideias. Existem inúmeras fake news sobre a COVID-19 e seu vírus disseminador, o coronavírus, que são extremamente perigosas, por se tratar de um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas. – OBJETIVOS: Identificar o padrão existente entre os produtores, consumidores e disseminadores de fake news sobre a COVID-19. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em revistas acadêmicas e científicas e para complementar, foi criada uma conta no aplicativo Twitter para melhor obtenção de dados. – RESULTADOS: Grande parte dos disseminadores de notícias falsas não verificam a veracidade da informação e apenas enviam para outras pessoas que repassam para mais pessoas e assim sucessivamente, fazendo a informação irreal se espalhar rapidamente. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma alternativa para melhorar a capacidade de análise e diminuir o compartilhamento das fake news, é a alfabetização midiática digital, que ensina alguns métodos para verificar a autenticidade das informações que recebemos e também nos ajuda a desenvolver o senso crítico. A baixa capacidade analítica e a incapacidade de definir se algo é verdadeiro ou falso de uma maneira autêntica, são fatores determinantes para o crescimento exponencial da criação e compartilhamento das fake news sobre a COVID-19.

PALAVRAS-CHAVE:

fake news; COVID-19; disseminador; informação;notícias falsas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde A01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Claudinei dos Santos Dias.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email